Cordeiro sedia debate sobre o Sistema

Cordeiro sedia debate sobre o Sistema Único de Assistência Social
Evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Tendo como intuito promover um debate envolvendo autoridades públicas e população fluminense, para que posteriormente sejam apresentados resultados eficazes e se possa cobrar resoluções mais claras sobre o tema aos líderes estaduais, foi realizada na Câmara Municipal de Cordeiro, na quarta-feira, 7, o Encontro Regional da Frente de Vereadores em Defesa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Com a participação de vereadores da região circunvizinha, militantes da área de assistência social e populares, o encontro foi considerado o pontapé inicial para a conscientização sobre a necessidade de se defender as políticas sociais como já vem ocorrendo noutros estados, com a missão de que a voz do interior fluminense também seja ouvida em nível nacional.
Idealizador do encontro, Bira Marques, vereador em Niterói, disse ser preciso estabelecer nas discussões um diagnóstico atual do SUAS, reconhecendo ser preciso agir primeiramente na formação da frente regional, que será o alicerce nos debates estadual e nacional. “Precisamos observar como prioridade a inclusão da assistência social nos orçamentos, utilizando metodologias capazes de tornar a população participativa e fazê-la entender o futuro dos CREAS”, comentou Bira.
Representando o prefeito Luciano Batatinha – ausente em virtude de missão oficial na capital –, a vice-prefeita Maria Helena parabenizou a todos os funcionários e autoridades presentes. Ela enfatizou a luta diária dos militantes do segmento social, a quem denominou de iluminados e abnegados, porque vivem no afã de minimizar os riscos que as famílias passam em seu cotidiano. “São esses personagens que conhecem a realidade e precisam estar presentes. Por isso parabenizo vocês”, disse.
O evento recebeu ainda os vereadores Fabíola Bianchini e Marcelo Duarte (Cordeiro), Carlos Alberto Tico-Tico e Diogo Latini (Macuco) e João Bosco (Cantagalo); a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro, Letícia Reis; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cordeiro, Vinícius Melo; a psicóloga Carla Fellows; e representantes da Assistência Social em Cantagalo, Duas Barras e Bom Jardim.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA