Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Cordeiro sedia Oficina Regional de Regulação

Cordeiro sedia Oficina Regional de Regulação

Cordeiro sedia Oficina Regional de Regulação
Encontro reuniu secretários de Saúde de toda Região Serrana
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Quando o assunto diz respeito à saúde pública no país, muito se fala sobre Política de Regulação. Entretanto, em virtude da complexidade do tema, nem todos sabem do que se trata e até mesmo os profissionais envolvidos precisam obter mais respostas. Foi exatamente para trazer à tona as questões capazes de dirimir essas dúvidas que aconteceu a Oficina Regional de Regulação da Região Serrana.
Realizado na Câmara Municipal de Cordeiro, numa parceria com a Secretaria de Saúde local, o evento teve palestras e debates conduzidos pela Secretaria de Estado de Saúde, através da Superintendência Estadual de Regulação. Em âmbito nacional, a Política de Regulação é organizada em três esferas integradas: a Regulação de Sistemas de Saúde, Regulação da Atenção à Saúde e Regulação do Acesso à Assistência.
Após a execução dos hinos Nacional e Municipal, integrantes da Mesa de Autoridades expuseram suas impressões a respeito do encontro, dividido em duas etapas. No período da manhã, uma abordagem completa sobre o que é a Regulação e como ela acontece. À tarde, Treinamento do Sistema Estadual de Regulação e Encontro com Magistrados, Promotores e Defensores da Região.
Formaram a mesa o prefeito Luciano Batatinha; a secretária de Saúde Vânia Huguenin; a superintendente estadual de Regulação, Kitty Crawford; o coordenador do NAT (Núcleo de Assessoria Técnica em Ações de Saúde), Flávio Badaró; o juiz Federal Elmo Gomes de Souza; o vice-presidente regional do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado), Silmar Fortes; a vice-prefeita Maria Helena; a assessora de Regulação, Dayse Aguiar; os vereadores Furtuoso Lopes e Beth do Postinho; e os juízes Arthur Emílio e Flames Cesário.
Apresentando vasto conhecimento de causa e mostrando-se muito bem articulada, a superintendente Kitty Crawford explanou sobre Processo Regulatório, Pactuação Programada e Integrada, Instrumentos de Gestão da Regulação, Política Nacional de Regulação do SUS, Estrutura de Regulação e Regulação X Judicialização. Atenciosa, a profissional abriu espaço para um amplo debate com o publico presente.
O prefeito ficou satisfeito em receber personalidades para um debate fundamental para a saúde. “Acho que é mais um divisor de águas e que fomos o veículo condutor disso”, declarou Batatinha, agradecido ao Poder Legislativo pela cessão do espaço e que fez coro com sua secretária de Saúde. “Encontro ansiado por todos. Discutimos recursos e sua utilização para melhorar a assistência”, diz Vânia Huguenin.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA

Seu cadastro foi enviado