Menu
Menu

Cordeiro vivencia o

Cordeiro vivencia o ‘mundo das palavras’ durante dois dias
Ciranda Literária conquista público de todas as idades
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Trabalhar para que crianças, jovens e adultos absorvam de maneira intensa, verdadeira e definitiva pelo mundo das palavras – estejam elas nas formas escrita ou falada –, se apaixonem pelos livros, façam constante e prazeroso o hábito da leitura e disseminem um universo de conhecimento e cultura junto à comunidade cordeirense.
Essa parece ter sido a principal proposta da Secretaria de Cultura ao dar vazão a mais um de seus ótimos projetos: a CLIC (Ciranda Literária de Cordeiro). Inaugurada pelo secretário Zica Medeiros, com a presença da vice-prefeita Maria Helena e da vereadora Fabíola Bianchini, nesta sexta-feira, 19, a CLIC recebeu um número considerável de expectadores, a maioria estudantes das redes pública e privada local.
As primeiras atrações junto ao Coreto da Praça encantaram a plateia. Hachel Mellengatti e Cássio Campos, exímios atores, deixaram extasiados os participantes, que acompanharam vidrados à Contação de Histórias, cujos temas ofertaram uma verdadeira viagem à ‘terra da fantasia’. Também integraram a Hora do Conto, com a mesma versatilidade e talento, Vitor Barreto, Tio Zica, Rejane Nunes e Carla Soul. Logo após a Fanfarra da Escola José Pinho de Carvalho se apresentou.
Um momento muito marcante do primeiro dia da Ciranda Literária de Cordeiro ocorreu no Centro Cultural Ione Pecly, onde foi realizado um Café Literário, numa oportunidade rara de reunir num só espaço escritores cordeirenses de várias gerações. Um animado e informal bate-papo, mediado pelas também escritoras Enia Mara Carvalho e Fabiana Corrêa, pôde debater o tema ‘Cordeiro: Uma Cidade de Leitores’.
Durante aproximadamente duas horas, com muita leveza, linguagem de fácil compreensão e demonstração de amor às palavras, os ‘mestres da literatura’ cordeirense dividiram suas experiências com estudantes do Curso Normal do Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, jornalistas e jovens escritores. O resultado foi uma incrível interação, onde ficou clara a necessidade de valorização da leitura, que pode funcionar no cotidiano das pessoas até mesmo ferramenta de transformação. “Vivenciamos uma aula de amor e respeito à literatura”, declarou o secretário Zica Medeiros.
Falando em nome da Administração Municipal, a vice-prefeita Maria Helena não escondeu sua emoção e declarou ser fã incondicional dos escritores cordeirenses. “Esse evento comprova de forma inequívoca que Cordeiro é mesmo um Celeiro de Artistas”, discursou. A vereadora Fabíola Carvalho representou a Câmara Municipal. Estiveram presentes os escritores Beto Alves, Roberto Werneck, Leni Siqueira, Nil Pinheiro e a jovem Ana Cecília Cavalheiro Vieitas. Também foram mencionados Eduardo Scisinio, Wilma Vieitas, Madalena Tavares, e Élcio Schueller.
TEXTO / FOTOS – RICARDO VIEIRA

Seu cadastro foi enviado