CRAS disponibiliza aulas de Canto e Coral em Cordeiro

Usuários mostraram repertório emocionante nas festas de fim de ano
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
A música sempre esteve intimamente ligada ao cotidiano dos seres humanos. Afinal, seria praticamente impossível conceber o mundo sem ela. Aproveitando essa intimidade com o tema, e também como forma de manter o trabalho de fortalecimento de vínculos, as unidades do CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) seguem dando ‘show’ em Cordeiro.
Dessa feita, com a missão de despertar a consciência musical em seus usuários, além de fazê-los buscar maior interesse pela arte musical, valorizando aprendizado que compreende a criação de repertórios contendo músicas folclórica e popular brasileira, introduzindo ainda noções básicas de música, o CRAS disponibiliza aulas de Canto e Coral para fortalecer ainda mais os conhecimentos de seus usuários.
Facilitadora de Canto e Coral, Thayza Herdy – aprovada no Processo Seletivo realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos esse ano – cursa pedagogia na UNIRIO e sempre gostou de música. Seu pai, Juracy Vieira, locutor e repórter, e a mãe Selma Herdy, que cantava na igreja, foram a influência para que ela ingressasse no coral da igreja aos 4 anos de idade. Desde então, ela nunca mais parou.
Aos 12 anos integrou o Coral do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) em Cantagalo-RJ, no bairro São José. Seus professores a incentivaram a estender seu curso e buscara educação vocal, fazendo-a ingressar nas aulas de canto e coral da Universidade Cândido Mendes, em Nova Friburgo. Em 2013, a cantora frequentou a escola Musi, em Cordeiro, onde aprimorou seus conhecimentos, sendo convidada a ministrar aulas na própria entidade, onde permaneceu durante dois anos.
Com esse aparato profissional, Thayza Herdy passou a ministrar aulas particulares e trabalhar com crianças na Associação dos Moradores do São José. Ela também já participou de vários concursos de música, compõe e tem uma banda gospel, o Ministério Thayza Herdy. Em 2015, iniciou um trabalho na TV Interior apresentando o Programa Cultura Gospel, que leva a palavra de Deus e a diversidade de povos aos telespectadores regionais.
Músicas como ‘Aleluia’, ‘Trem Bala’, ‘Conquistando o Impossível’, ‘Noite Feliz’ e ‘O Natal Existe’ foram trabalhadas no repertório e apresentadas nas festas de final de ano dos CRAS. O sucesso se estabeleceu em setembro, após o Processo Seletivo, e hoje permanece nas aulas do Serviço de Fortalecimento de Vínculos dos CRAS Lavrinhas, Manancial e Rodolfo.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO