Menu
Menu

CREAS

CREAS
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Unidade Pública Estatal de abrangência municipal ou regional, o CREAS tem o papel de constituir-se em lócus de referência nos territórios da oferta de trabalho social especializado no SUAS às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos.
SERVIÇOS OFERTADOS NO CREAS
Segurança de Acolhida – A acolhida pressupõe conhecer cada família e indivíduo em sua singularidade, demandas e potencialidades e proporcionar informações relativas ao trabalho social e a direitos que possam acessar, assegurando-lhes ambiência favorecedora da expressão e do diálogo.
Segurança de Convívio ou Vivência Familiar – Sua materialização, no CREAS, requer a oferta de serviços de forma continuada, direcionados ao fortalecimento, resgate ou construção de vínculos familiares, comunitários e sociais.
Segurança de Sobrevivência ou de Rendimento e de Autonomia – A atenção ofertada no CREAS deve nortear-se pelo respeito à autonomia de famílias e indivíduos, visando o empoderamento e o desenvolvimento de capacidades e potencialidades para enfrentamento e superação de condições adversas oriundas de situações vivenciadas.
Serviço de Orientação e Acompanhamento a Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida de Prestação de Serviço à Comunidade e suas Famílias – Em consonância com as determinações do SINASE, acerca da municipalização do atendimento, o serviço articula políticas intersetoriais em nível local, bem como fortalece as redes sociais de apoio ao adolescente e sua família, de modo a possibilitar-lhe maior participação na vida comunitária.
Serviços Oferecidos – Os serviços são executados em estreita articulação com a rede de proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas e órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos. Acolhimento e escuta protetiva; Acompanhamento psicossocial individual e grupal; Encaminhamentos monitorados; Orientação jurídico-social; Interações sócio-educativas esportivas, culturais e de lazer.
Quem encaminha para o CREAS – Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Órgãos Públicos, Demanda Espontânea, Delegacia/Delegacia Especializada.
EQUIPE CREAS – Robson Teixeira, coordenador; Zoraya Pinheiro, psicóloga; Noemia Herdy – assistente social; Glauce Mota, assistente social; Gabriela França, advogada; Sâmela Cesário, auxiliar administrativo.
ATENDIMENTO EM NOVO ENDEREÇO – Rua Heráclito Rodrigues Prata, n°232, São Manoel, Cordeiro, telefone: 22 2551-2600.
Referência Bibliográfica (Brasil, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/ Orientações Técnicas, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, Brasília-DF, Secretaria Nacional de Assistência Social)

Seu cadastro foi enviado