Menu
Menu

Prezado visitante, informamos que os números dos nossos ramais foram atualizados.
Para conferir as novas informações clique aqui.

CREAS

CREAS
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Unidade Pública Estatal de abrangência municipal ou regional, o CREAS tem o papel de constituir-se em lócus de referência nos territórios da oferta de trabalho social especializado no SUAS às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos.
SERVIÇOS OFERTADOS NO CREAS
Segurança de Acolhida – A acolhida pressupõe conhecer cada família e indivíduo em sua singularidade, demandas e potencialidades e proporcionar informações relativas ao trabalho social e a direitos que possam acessar, assegurando-lhes ambiência favorecedora da expressão e do diálogo.
Segurança de Convívio ou Vivência Familiar – Sua materialização, no CREAS, requer a oferta de serviços de forma continuada, direcionados ao fortalecimento, resgate ou construção de vínculos familiares, comunitários e sociais.
Segurança de Sobrevivência ou de Rendimento e de Autonomia – A atenção ofertada no CREAS deve nortear-se pelo respeito à autonomia de famílias e indivíduos, visando o empoderamento e o desenvolvimento de capacidades e potencialidades para enfrentamento e superação de condições adversas oriundas de situações vivenciadas.
Serviço de Orientação e Acompanhamento a Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida de Prestação de Serviço à Comunidade e suas Famílias – Em consonância com as determinações do SINASE, acerca da municipalização do atendimento, o serviço articula políticas intersetoriais em nível local, bem como fortalece as redes sociais de apoio ao adolescente e sua família, de modo a possibilitar-lhe maior participação na vida comunitária.
Serviços Oferecidos – Os serviços são executados em estreita articulação com a rede de proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas e órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos. Acolhimento e escuta protetiva; Acompanhamento psicossocial individual e grupal; Encaminhamentos monitorados; Orientação jurídico-social; Interações sócio-educativas esportivas, culturais e de lazer.
Quem encaminha para o CREAS – Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Órgãos Públicos, Demanda Espontânea, Delegacia/Delegacia Especializada.
EQUIPE CREAS – Robson Teixeira, coordenador; Zoraya Pinheiro, psicóloga; Noemia Herdy – assistente social; Glauce Mota, assistente social; Gabriela França, advogada; Sâmela Cesário, auxiliar administrativo.
ATENDIMENTO EM NOVO ENDEREÇO – Rua Heráclito Rodrigues Prata, n°232, São Manoel, Cordeiro, telefone: 22 2551-2600.
Referência Bibliográfica (Brasil, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/ Orientações Técnicas, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, Brasília-DF, Secretaria Nacional de Assistência Social)

Seu cadastro foi enviado