Criança é tratada como criança em Cordeiro

Assistência Social promove ação pela erradicação do trabalho infantil
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Um dia dedicado a brincadeiras, palestras e ações culturais visando garantir que toda criança seja realmente tratada como criança. Assim ocorreu o evento denominado ‘Trabalhar é para adulto. Criança quer ser Criança’, idealizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro, realizado na última quarta-feira, 14, no Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, no centro da cidade.
Enquanto pais, mães e profissionais da assistência social acompanhavam exposições sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – celebrado anualmente em 12 de junho, com o objetivo de promover conscientização e mobilização social através de palestras – as crianças ficaram à vontade na quadra de esportes do educandário, se divertindo com as brincadeiras do secretário de Cultura, Luiz Antônio Zica Medeiros, e com a farta distribuição de pipoca, algodão doce e lanche.
Em sintonia com o trabalho de Letícia Reis, secretária de Assistência Social, o prefeito Luciano Batatinha e a vice-prefeita Maria Helena acompanharam tudo de perto e aproveitaram para conversar com pais e mães sobre a necessidade de erradicar o trabalho infantil, apoiando a integração entre poder público e comunidade. “Estando perto da população, conhecemos seus anseios e carências, o que nos dá a chance de direcionar um olhar social diferenciado aos munícipes”, disse o prefeito Luciano.
Uma palestra ministrada por Róbson Teixeira, coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), enriqueceu ainda mais o momento, já que ele definiu com clareza as ações voltadas à erradicação do trabalho infantil. “O compromisso de todos nós é tratar criança como criança. Vejo essa ação como uma oportunidade de disseminar aos pais e responsáveis que o estudo e as brincadeiras são parte essencial do cotidiano de nossas crianças e adolescentes”, declarou a secretária de Assistência Social, Letícia Reis.
Entusiasta das ações sociais, Maria Helena também avalizou o evento. “Temos que manter o respeito às nossas crianças e esse evento funciona como um mecanismo de alerta para que nos mantenhamos no caminho correto. Estamos de mãos dadas com a defesa de nossas futuras gerações”, declarou a vice-prefeita de Cordeiro.
A vereadora Fabíola Carvalho também prestigiou o evento, assim como o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlos Pinto, subsecretário de Assistência Social, Marcelo Correa, e conselheiros tutelares.