Menu
Degradê com CSS
Menu

Prezado visitante, informamos que os números dos nossos ramais foram atualizados.
Para conferir as novas informações clique aqui.

Cultura cordeirense em evidência

Cultura cordeirense em evidência
Artesanato e Centro de Memória ganham destaque na capital
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
A Secretaria de Cultura de Cordeiro tem buscado colocar o setor em evidência. Quinta-feira, 26, Luiz Antônio Cavalheiro, secretário de Cultura (interino/sem ônus) e Cássio Campos, diretor de Cultura, além dos servidores Matheus Brum e Sydlene Feijó, avançaram negociações em benefícios dos artistas locais em reunião na Secretaria de Estado de Turismo, onde conversaram com a subsecretária e coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Nea Mariozz, que apresentou o programa ‘Artesanato em Movimento’, e ouviu de Cássio Campos explicações sobre a ‘Semana do Artesão’, projeto em parceria com o Núcleo de Artesanato de Cordeiro – Mãos Que Criam. Diretor de Logística da instituição, Augusto Gervásio prometeu agendar a entrega das carteiras dos artesãos cordeirenses cadastrados no programa durante a ‘Semana do Artesão’.
Além disso, o diretor de Cultura apresentou também um projeto para a Expo-Artesanato e falou sobre o Edital de Chamamento Público, visando ao cadastramento de artistas. “Foi um encontro produtivo onde conseguimos expor a força do artesanato em nossa cidade. Estamos muito otimistas quanto ao futuro de nossa cultura”, disse Cássio.
Segundo o diretor, outro momento proveitoso foi a reunião na Superintendência de Museus, com a chefe do Sistema Estadual de Museus, Lucienne Figueiredo, e o gerente de Identidades Culturais e dinamizador do Plano Municipal de Cultura de Cordeiro, Flávio Aniceto. Em pauta, a implantação do Centro de Memória de Cordeiro.
A representante da Superintendência de Museus falou sobre legislações específicas, procedimento inicial para implantação do Centro de Memória e recebimento de acervos pessoais, num encontro que sanou dúvidas e funcionou como evento técnico-educativo. Cássio Campos defendeu a preservação da memória e se disse disposto a assumir parceria com a Superintendência de Museus para organizar o Centro de Memória de Cordeiro. Além dele, a representante da Secretaria Estadual Cultura, Lucienne Figueiredo, prometeu também mover esforços nesse sentido, além de buscar parcerias com universidades federais e estaduais para que alunos de Museologia e História visitem Cordeiro e ofertem suporte técnico à Secretaria de Cultura.
Flávio Aniceto, mediador da reunião com a Superintendência de Museus, que acompanhou ano passado a elaboração do Plano Municipal de Cultura, também esteve no encontro e parabenizou secretário e diretor atuais pela permanência da Secretaria de Cultura e pelo compromisso da atual gestão com ações e diretrizes do plano.
TEXTO – RICARDO VIEIRA
FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado