Menu
Menu

Cultura cordeirense em evidência

Cultura cordeirense em evidência
Artesanato e Centro de Memória ganham destaque na capital
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
A Secretaria de Cultura de Cordeiro tem buscado colocar o setor em evidência. Quinta-feira, 26, Luiz Antônio Cavalheiro, secretário de Cultura (interino/sem ônus) e Cássio Campos, diretor de Cultura, além dos servidores Matheus Brum e Sydlene Feijó, avançaram negociações em benefícios dos artistas locais em reunião na Secretaria de Estado de Turismo, onde conversaram com a subsecretária e coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Nea Mariozz, que apresentou o programa ‘Artesanato em Movimento’, e ouviu de Cássio Campos explicações sobre a ‘Semana do Artesão’, projeto em parceria com o Núcleo de Artesanato de Cordeiro – Mãos Que Criam. Diretor de Logística da instituição, Augusto Gervásio prometeu agendar a entrega das carteiras dos artesãos cordeirenses cadastrados no programa durante a ‘Semana do Artesão’.
Além disso, o diretor de Cultura apresentou também um projeto para a Expo-Artesanato e falou sobre o Edital de Chamamento Público, visando ao cadastramento de artistas. “Foi um encontro produtivo onde conseguimos expor a força do artesanato em nossa cidade. Estamos muito otimistas quanto ao futuro de nossa cultura”, disse Cássio.
Segundo o diretor, outro momento proveitoso foi a reunião na Superintendência de Museus, com a chefe do Sistema Estadual de Museus, Lucienne Figueiredo, e o gerente de Identidades Culturais e dinamizador do Plano Municipal de Cultura de Cordeiro, Flávio Aniceto. Em pauta, a implantação do Centro de Memória de Cordeiro.
A representante da Superintendência de Museus falou sobre legislações específicas, procedimento inicial para implantação do Centro de Memória e recebimento de acervos pessoais, num encontro que sanou dúvidas e funcionou como evento técnico-educativo. Cássio Campos defendeu a preservação da memória e se disse disposto a assumir parceria com a Superintendência de Museus para organizar o Centro de Memória de Cordeiro. Além dele, a representante da Secretaria Estadual Cultura, Lucienne Figueiredo, prometeu também mover esforços nesse sentido, além de buscar parcerias com universidades federais e estaduais para que alunos de Museologia e História visitem Cordeiro e ofertem suporte técnico à Secretaria de Cultura.
Flávio Aniceto, mediador da reunião com a Superintendência de Museus, que acompanhou ano passado a elaboração do Plano Municipal de Cultura, também esteve no encontro e parabenizou secretário e diretor atuais pela permanência da Secretaria de Cultura e pelo compromisso da atual gestão com ações e diretrizes do plano.
TEXTO – RICARDO VIEIRA
FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado