Defesa Civil realiza manutenção de pluviômetros em Cordeiro

Aparelhos monitoram as condições meteorológicas
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Na semana retrasada, 15 de março, a Secretaria de Defesa Civil de Cordeiro recebeu a visita da empresa Micromarkz, representada pelos técnicos Yuri Morais e Jorge Eloi, cujo objetivo foi realizar a manutenção preventiva dos pluviômetros do município, localizados no centro da cidade, junto à sede da Defesa Civil, nas proximidades do Parque de Exposições Raul Veiga, no Jardim de Alah, no Pré Escolar Cantinho Encantado, e no Retiro Poético, na Escola Zuleika Rodrigues.
Especializada nesse tipo de ação, a empresa responsável pelos serviços é contratada do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que utiliza sua estrutura especializada no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para continuamente aperfeiçoar os alertas de desastres naturais. O objetivo principal da instituição federal é realizar o monitoramento e emitir alertas de desastres naturais que possam salvaguardar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica decorrente desses eventos.
Ainda quanto à função do órgão, para consolidação do Sistema Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o CEMADEN foi criado. Em parceria com várias instituições, implementa, complementa e consolida a rede de instrumentos meteorológicos, hidrológicos e geotécnicos para monitoramento ambiental. Além de dados advindos dos pluviômetros automáticos, são analisados os dados obtidos por radares meteorológicos, de plataformas para monitoramento de umidade de solo e de pluviômetros semiautomáticos distribuídos nas comunidades em áreas de risco.
Sobre os pluviômetros, o projeto visa à instalação em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessárias parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais. “A população precisa saber que a Secretaria de Defesa Civil tem todo esse aparato de informações para nos manter alerta sobre quaisquer tipos de modificação no panorama meteorológico. Assim, nos precavemos e nos antecipamos aos fatos, tentando minimizar ao máximo os impactos”, esclarece o secretário Ailton Taveira.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO