Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Dia da Prevenção e Combate à Surdez

Dia da Prevenção e Combate à Surdez

Dia da Prevenção e Combate à Surdez
Cordeiro realiza teste com bebês no Centro de Saúde do Rodolfo
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Cada vez mais estudiosa em todos os estados brasileiros, a comunidade médica ligada ao segmento da otorrinolaringologia tem se dedicado aos novos conhecimentos para atender de forma mais adequada os pacientes com problemas. Como 10 de novembro marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, os profissionais de saúde alertam para a importância de se fazer o diagnóstico precoce.
Seguindo os procedimentos realizados ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê deve ser feita a triagem neonatal auditiva ou o teste da orelhinha. Geralmente, o exame é feito no segundo ou terceiro dia de vida do bebê visando identificar possíveis problemas auditivos nos recém-nascidos. Crianças nascidas fora do ambiente hospitalar devem fazer o teste antes de completar três meses de vida.
Para tranquilizar os pais é oportuno informar que o exame é indolor e realizado enquanto o bebê estiver dormindo. O fonoaudiólogo coloca um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas. Ele produz estímulos sonoros leves que medem o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno. Caso sejam identificadas alterações, o bebê precisa ser encaminhado ao especialista para fazer exames complementares.
As causas de problemas auditivos são malformações congênitas, doenças genéticas e infecciosas nas gestantes, como rubéola e toxoplasmose. O diagnóstico precoce é fundamental para permitir que a criança com a deficiência tenha desenvolvimento neuropsicomotor e aquisição da fala próximos do normal. Além do tratamento com o otorrino, a criança deve ser acompanhada por fonoaudiólogo especialista em reabilitação auditiva, que avaliará o desenvolvimento da audição e da fala da criança.
A partir de novembro, a Secretaria de Saúde de Cordeiro já estará realizando este teste no Centro de Saúde, em bebês com idade de até 3 meses. O agendamento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h, na recepção do próprio Centro de Saúde de Cordeiro, no Posto de Saúde do bairro Rodolfo Gonçalves, anexo à sede da Secretaria de Saúde. Não é necessário nenhum tipo de encaminhamento.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado