Dirigente da REDEC visita Cordeiro

Prefeito recebe representante da Defesa Civil na Região Serrana
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Cordeiro tem se notabilizado por estreitar os laços de amizade, cooperação e bom relacionamento com as autoridades de Defesa Civil do interior fluminense. Dessa vez, juntamente com seu secretário da pasta, Ailton Taveira, o prefeito Luciano Batatinha recepcionou em seu gabinete, nesta quinta-feira, 16, o Tenente Coronel Bombeiro Glaucius José Braga Leal, que recentemente recebeu a missão de comandar a Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Região Serrana (REDEC-SERRANA).
Responsável pela coordenação de 20 municípios em sua jurisdição, com abrangência em toda a Região Serrana, a atuação da REDEC está atrelada a Subsecretaria Estadual de Defesa Civil e tem como incumbência liderar as articulações de Defesa Civil no âmbito regional, onde se destacam ações de prevenção, preparação para emergências e danos e respostas a desastres e reconstrução.
Conduzido de maneira intimista, o encontro entre Luciano Batatinha e Coronel Glaucius Braga confirma a intenção da administração cordeirense em manter proximidade com a instituição de Defesa Civil. Dentre os temas abordados, o comandante da REDEC-SERRANA ressaltou a necessidade de chamar a atenção da população para sistemas de alertas, alarmes e pontos de encontro existentes em Cordeiro, algo que pode ocorrer com encontros periódicos entre comunidade e profissionais de Defesa Civil.
“Nossa obrigação está ligada ao conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres naturais ou incidentes tecnológicos, preservando o moral dos cidadãos e restabelecendo a normalidade social”, colocou o Coronel Braga, acrescentando que é preciso o município estar atento à aquisição do Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), que é a forma exclusiva de arcar com despesas de ações de resposta caso seja preciso.
Também participaram do encontro a Major Bombeiro Silva Lima, subcoordenadora da REDEC, o engenheiro Luan Feijó e o vereador Marcelo Duarte, que acompanharam o Coronel Braga e o secretário Ailton Taveira numa incursão às instalações da Defesa Civil cordeirense no afã de conhecer de perto a realidade da entidade. “Essa parceria aumenta a capacidade de agilidade e eficiência em nossos procedimentos porque estamos alicerçados por profissionais competentes e capacitados”, afirmou Ailton Taveira.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO