Educação é tema de debate com secretário estadual

Luciano Batatinha e Maria Helena se encontram com Wagner Victer
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Nem todo mundo tem conhecimento sobre as leis que regem o Sistema Educacional Brasileiro, mas uma regulamentação determina a divisão de responsabilidades na distribuição dos níveis educacionais no país, obrigatoriamente compartilhada entre União, estados e municípios.
Cabe aos municípios viabilizar creches, pré-escolas e cuidar do Ensino Fundamental. Enquanto isso, o estado prioriza o Ensino Médio, mas também atua em parceria com os municípios na oferta de Ensino Fundamental. Já o papel da União é organizar o sistema como um todo e regular o Ensino Superior.
E foi visando discutir questões relacionadas a esse tema, mais especificamente com o intuito de debater sobre a absorção das turmas do 6º Ano Escolar do Ensino Fundamental pelo município, que o prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, acompanhado de sua vice-prefeita, Maria Helena, se reuniu, na manhã de quarta-feira, 8, com Wagner Victer, atual secretário estadual de Educação.
Durante o encontro, realizado na sede da Secretaria de Educação, no Rio de Janeiro, Batatinha e Maria Helena passaram às mãos de Victer uma cópia do Decreto Nº 005/2017, datado de 6 de janeiro de 2017, que declarou Situação de Emergência Econômico-Financeira em Cordeiro, atitude adotada pelo prefeito Luciano naquele momento em virtude da grave crise e consequente escassez de recursos.
Como a crise financeira ainda preocupa, diante da insistente queda nas arrecadações, prefeito e vice tentam o apoio do Governo Estadual para evitar que haja maiores impactos financeiros nos cofres públicos da municipalidade. “Nosso compromisso é cumprir a lei e agir com responsabilidade. Por isso, estamos buscando esse amplo debate junto à esfera estadual. O secretário Wagner Victer nos recebeu prontamente e o caso será estudado com atenção”, garantiu o prefeito Luciano.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO