Educação Infantil em foco na II Semana Pedagógica de Cordeiro
Palestra virtual foi ministrada aos professores por uma psicóloga
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
A Secretaria de Educação está desenvolvendo a II Semana Pedagógica de Cordeiro em Rede, destinada a novas experiências e aprendizados para professores e demais profissionais do segmento. Para que os cuidados em relação à pandemia continuem sendo observados, todas as palestras estão sendo realizadas virtualmente.
Na última quarta-feira, dia 08 de julho, as atenções estiveram voltadas às crianças, para que as atividades a elas destinadas também pudessem ser abordadas. A Coordenação de Educação Infantil, sob o comando das professoras Jacyara Braga e Tayara Robadey, fez a abertura do encontro online onde a primeira ação foi exaltar o trabalho desenvolvido pelos professores do segmento que atende à faixa etária de 0 a 5 anos em creches e pré-escolas da Rede Municipal de Ensino.
Dentre as temáticas, a mais debatida foi a necessidade indispensável que as crianças têm quanto ‘ao brincar’ durante a primeira infância, que a bem da verdade deve estar intimamente ligado e inserido às práticas pedagógicas no cotidiano dos educandários e se estender em família. Nesse contexto, a supervisora Renata Feijó enfatizou a dedicação dos profissionais educadores no trabalho feito em equipe.
Na sequência, convidada especial, a psicóloga e psicomotricista Andrezza Reglly passou a compartilhar seus conhecimentos e promover uma troca interessante de experiências na palestra ‘A Importância do Brincar para o Desenvolvimento Global da Criança’. As abordagens esclareceram pontos sobre as diferentes representações ‘do brincar’ defendendo a liberdade de ser criança e explorando propostas que podem ser oferecidas desde os bebês até as crianças em idade pré-escolar.
Os participantes ficaram atentos à videoconferência diante da qualidade das apresentações e ao final das atividades o material foi disponibilizado em arquivo PDF, com novas sugestões de vídeos ofertadas para estudos complementares. Além disso, houve o sorteio da obra literária ‘Brinquedos do Chão – a Natureza, o Imaginário e o Brincar’, de Gandhy Piorski, que trata do brincar livre e exploratório a partir de elementos da natureza que viram brinquedos nas mãos de uma criança.
Por fim, os participantes puderam avaliar a ação através do Google Formulário. “É muito bom observar o grupo da Educação Infantil se mobilizando, porque tudo isso é bastante proveitoso profissionalmente e para as crianças”, disse a secretária Telma Macedo”. As coordenadoras encerraram o dia comemorando o envolvimento de todos os participantes e satisfeitas pelo sucesso da formação realizada.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO