Empresários cordeirenses aumentam seus conhecimentos

EMPRETEC foi criado pela ONU e é desenvolvido pelo SEBRAE
Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar oportunidades de negócios, o EMPRETEC é promovido em cerca de 40 países. No Brasil, o projeto é realizado exclusivamente pelo SEBRAE, que já capacitou mais de 250 mil pessoas.
Pesquisa de 2017 do SEBRAE identificou que 75% dos atendidos ficaram extremamente satisfeitos com os resultados do projeto, atribuindo notas 9 ou 10 para o curso, garantindo uma nota média de 9,1. Empresas participantes registraram aumento no faturamento mensal, relatando que o EMPRETEC oportuniza altos índices de melhoria no desempenho empresarial, reduzindo bastante as possibilidades de fracasso.
Iniciado em setembro em Cordeiro, com a palestra ‘Empreendedorismo ao Extremo’, realizada no Centro de Inclusão Digital Dilta Feijó, na Secretaria de Educação, o primeiro passo abordou o que seria tratado no seminário. Na semana seguinte ocorreram as entrevistas de seleção, gratuitas e com hora marcada, apenas para empresários e Agentes de Desenvolvimento com o perfil do seminário, realizado entre 15 e 20 de outubro, no Clube Social Cordeirense.
Durante as temáticas, o EMPRETEC comprovou que o sucesso não é determinado por escolaridade, nível social, idade, sexo ou capacidade de investimento do empresário. É o comportamento diante dos negócios e desafios do mercado que definem o êxito das iniciativas, o que foi certificado pela metodologia, com exercícios práticos e os cursistas se concentrando no perfil como empresários e examinando pontos forte e fracos, aperfeiçoando habilidades de criação e condução do negócio e enxergando novas oportunidades.
Durante seis dias, empresários de Cordeiro, região e Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana experimentaram situações exigindo exercício de tomada de decisões, descobrindo as reações diante de condições a que foram expostos. Como resultado, tiveram a oportunidade de adotar uma nova postura diante do mercado e planejar estratégias mais competitivas. “Participamos de um ótimo aprendizado”, disse Fabrício Barros, chefe de Gabinete da Prefeitura de Cordeiro que participou do curso.
Para inspirar os cursistas a persistirem no caminho do empreendedorismo, o consultor do SEBRAE Jorge Elias ministrou a palestra de encerramento do EMPRETEC. Cristiane Sodré e Jorge Braz, Agente de Desenvolvimento de Cordeiro e presidente da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, respectivamente, falaram sobre as experiências numa viagem recente ao exterior. Também participaram os Agentes de Cordeiro Elizabeth Fagundes e Loanni Azevedo.
TEXTO / FOTOS – RICARDO VIEIRA