Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Equipe de Cordeiro participa de Capacitação do SUAS

Equipe de Cordeiro participa de Capacitação do SUAS

Equipe de Cordeiro participa de Capacitação do SUAS
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Integrando o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que em âmbito nacional está sob coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), numa parceira entre estados, municípios e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi realizado em Nova Friburgo, na semana passada, o ‘Capacita SUAS’, que reuniu municípios fluminense, entre eles Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Carmo, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras e Trajano de Moraes.
Com carga horária total de 40 horas, a capacitação concedeu certificados aos participantes que cumprissem pelo menos 80 % da jornada prevista. Nesse contexto, a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro foi impecável, com os integrantes demonstrando que o município conta com profissionais comprometidos com as ações básicas de assistência social e para tal responderam ao chamado da entidade governamental superior.
Representada pela psicóloga Natália Leite e pelos assistentes sociais Dirceu Vila Nova, Vera Lúcia Boaventura, Glauce Lopes, Flávia Oliveira e Marília Simão, a equipe cordeirense acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos, cuja pauta versava sobre ‘Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e Implementação de Ações do Plano Brasil sem Miséria’. As ações foram dinamizadas pelos profissionais que compõem os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além das equipes de gestão municipal.
Dentre as abordagens, destaque para a evolução da assistência social no Brasil; as dificuldades e angústias vivenciadas pelos profissionais, diante de variadas questões que o trabalho social abarca; mudanças nos serviços socioassistenciais nos últimos anos; e a importância do acompanhamento familiar e do trabalho interdisciplinar e em rede com os envolvidos.
“Depois dessa capacitação, é notória a motivação com a qual a equipe retomou suas atividades, especialmente pela ampliação de conhecimentos. Isso comprova que estamos caminhando na direção certa, trabalhando as diretrizes do MDS, que priorizam acompanhamento familiar e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, além de fortalecer a rede de garantia de direitos, conforme consta no Plano de Trabalho de 2017”, conta a secretária de Assistência Social de Cordeiro, Letícia Reis.
TEXTO – RICARDO VIEIRA – FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado