Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Escola cordeirense recebe projeto de educação no trânsito

Escola cordeirense recebe projeto de educação no trânsito

Escola cordeirense recebe projeto de educação no trânsito
Estudantes ganham Carteira de Habilitação simbólica
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Para formar bons motoristas e pedestres mais atentos, os ensinamentos devem ser repassados antes mesmo que os jovens comecem a frequentar uma autoescola. Se estimuladas ainda na tenra idade, as crianças são capazes de compreender melhor as leis de trânsito, respeitar o espaço compartilhado entre motoristas e pedestres e entender que dirigir é uma ação que deve ser exercida com responsabilidade e atenção.
Tendo isso em mente, uma equipe de profissionais da Empresa Cimenteira Lafarge/Holcim, numa parceria com a Prefeitura de Cordeiro, através das secretarias de Educação, de Trânsito e de Defesa Civil, desenvolveram com alunos da Escola Municipal Zuleika Judice de Matos Rodrigues, no bairro Retiro Poético, o maior do município, o ‘Projeto Transitolândia’.
Após reunião preliminar com direção e professores do educandário cordeirense contemplado com o projeto, a equipe Lafarge/Holcim orientou educadores sobre a definição das etapas realizadas com os estudantes. Assim, o projeto de trânsito ofereceu palestras com orientações repassadas pelo secretário de Defesa Civil, Ailton Taveira, abordando temas como reconhecimento de sinalizações horizontal e vertical; significado de placas indicativas; e regulamentação da segurança no trânsito.
No que se refere à sala de aula, as professoras da Escola Zuleika Rodrigues – Roxana, Luciana, Samara e Gisane – que atuam no 2º, 3º e 4º anos do Primeiro Segmento, trabalharam uma série de atividades curriculares e extracurriculares, com destaque para as rodas de conversa; confecção de desenhos temáticos; montagem de cartazes alusiva aos ensinamentos; e atividades escritas sobre a temática apresentada.
Para marcar o ponto culminante do ‘Projeto Transitolândia’, a equipe Lafarge/Holcim retornou à escola na última quarta-feira, 25, para promover uma avaliação dos conteúdos propostos e apresentados em sala de aula. Em seguida, os alunos foram dirigidos à quadra de esportes da escola, onde havia uma grande lona especialmente confeccionada com demarcações e sinalizações referentes ao trânsito.
Num clima de concentração, demonstrando atenção e comprovando que todos os ensinamentos foram bem absorvidos durante o aprendizado, meninas e meninos puseram em prática o conteúdo trabalhado desde o início do projeto. O espaço modelo enfatizou o aprendizado teórico e prático sobre o trânsito, simulando uma via comum de uma cidade, com placas indicativas, sinalização horizontal, faixas elevadas e calçadas, em menor escala. Empolgados e felizes, ao final do projeto os estudantes ainda receberam de forma simbólica a sua primeira Carteira de Habilitação Mirim.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA

Seu cadastro foi enviado