Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Estratégia de Saúde das Lavrinhas aborda causas da insônia

Estratégia de Saúde das Lavrinhas aborda causas da insônia

Estratégia de Saúde das Lavrinhas aborda causas da insônia
Hipertensão, diabetes e tabagismo também são debatidos em Cordeiro
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Um trabalho de saúde complexo, mas executado por profissionais habilitados, aumentando a oferta de informações aos cordeirenses e cujos resultados têm melhorado a qualidade de vida da população. Assim podem ser analisadas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Cordeiro através das Estratégias de Saúde da Família (ESF).
Essa constatação ficou evidente na primeira quinzena de abril, mais particularmente na ESF das Lavrinhas, que ofereceu aos seus usuários o Grupo Temático Insônia, onde a diretriz foi discutir e orientar sobre as possíveis causas desse mal, suas comorbidades, tratamentos e cuidados com a automedicação.
Direcionado pela psicóloga Fabrícia Ximenes, o grupo mostrou-se muito participativo, contando ainda com a enfermeira Jaqueline Barbosa, a médica Iasmin Fontão e o dentista Ícaro Cariello, todos integrantes da ESF Lavrinhas. “Foram momentos de reflexão e esclarecimento de dúvidas sobre efeitos de medicamentos, atividades de relaxamento e hábitos de vida saudável”, confirmou Fabrícia Ximenes.
Também estão ocorrendo palestras sobre tabagismo, tendo como base a abordagem Cognitivo Comportamental, seguindo modelo de intervenção centrado na mudança de crenças e comportamentos, com uma abordagem visando não somente a cessação do tabagismo, mas a manutenção da abstinência. “O foco é o desenvolvimento de habilidades para enfrentar situações facilitadoras da recaída”, conta a psicóloga.
Outra ação de sucesso é o Grupo Hiperdia, que trata de assuntos relacionados à hipertensão e ao diabetes, oferecendo em todas as ESF’s de Cordeiro uma série de informações à comunidade. O grupo acontece toda última quinta-feira de cada mês e conta com a participação de toda equipe das respectivas unidades, bem como dos pacientes acometidos por esses agravos.
Em cada encontro, um tema específico é discutido, entre eles a alimentação saudável, os cuidados com a higiene bucal, a eficácia das medicações durante o tratamento e os cuidados a serem mantidos para garantir o equilíbrio das emoções, entre outros temas. Após o momento em grupo, cada usuário é atendido individualmente e recebe os insumos para aferição da glicemia, facilitando a prevenção.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado