Foi um sucesso a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Cordeiro

Encontro promoveu amplo debate sobre as políticas de saúde no município
Abrir um espaço amplo e democrático para a população debater, juntamente com as autoridades públicas, os destinos de serviços e atendimentos de saúde no município. Esse foi o objetivo da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Cordeiro, realizada no sábado, 16, na Sala de Sessões Juscelino Kubitschek, na Câmara de Vereadores.
Organizada pela Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, a conferência reuniu profissionais e prestadores de serviços do setor, dirigentes da Administração Municipal e população. Avaliada como fundamental para o bom funcionamento da gestão, ela deu aos participantes a chance de propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde, já que havia vários segmentos sociais presentes, e serviu ainda para eleger as instituições e entidades que irão integrar o Conselho Municipal de Saúde para o mandato do quadriênio 2019/2022.
Após a composição da Mesa de Autoridades – formada pelo prefeito Luciano Batatinha, vice-prefeita Maria Helena, representantes dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde, Nádia Pinto e Valdir Paulino, respectivamente, secretária de Saúde Vânia Huguenin e assessor de Imprensa da Câmara Humberto Campos, representando o presidente Elielson Francinha – foi lido o Regimento Interno da Conferência, que teve o tema ‘Democracia e Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’.
Depois da apresentação da Rede de Assistência com integrantes das Unidades de Saúde da Família vieram as palestras com Márcio Barbas, secretário de Saúde de Cantagalo, falando do Eixo I – ‘Saúde como Direito’; enfermeira Nádia Pinto, tratando do Eixo II – ‘Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde’; Tatiana Bozza, superintendente de Atenção Especializada da Secretaria de Estado de Saúde, falando do Eixo III – ‘Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS’; e o procurador Jurídico da Prefeitura Obney Rodrigues, apresentando o Eixo IV – ‘Judicialização da Saúde’.
No período da tarde, após paralisação para o almoço, servido no local, foram formados os Grupos de Trabalho para formular e apresentar as propostas, debatidas posteriormente na Plenária Final, cujo intuito foi garantir que fossem aprovadas as consideradas mais adequadas. Por fim, ocorreu a Eleição do Conselho Municipal de Saúde, cuja nova composição se dará a partir da publicação no Diário Oficial do Município. Também prestigiaram a conferência, representando o Poder Legislativo, os vereadores Marcelo Duarte, Thiago Macedo, Beth do Postinho e Fabíola Bianchini.