Menu
Menu

Fortalecendo o folclore cordeirense

Fortalecendo o folclore cordeirense
Cordeiro realiza Encontro de Folias de Reis
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Dezembro promete ser agitado para a Secretaria de Cultura de Cordeiro, como confirma o titular da pasta, Luiz Antônio Zica Medeiros, cujos comandados irão liderar uma série de atividades para marcar o final de ano em grande estilo e brindar a comunidade. As manifestações culturais começaram já no primeiro domingo do mês.
Montado junto ao Coreto da Praça Coronel Antônio Pinto, o Presépio de Natal foi palco do Encontro de Folias de Reis de Cordeiro, realizado no dia 2 como forma de manter vivas as manifestações folclóricas das instituições que, por devoção ao Menino Jesus e aos Santos Reis – representados por Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia, e Baltazar, rei da Arábia – saem às ruas e vão às casas entoar seus cânticos.
Nessa edição o encontro recebeu duas Folias de Reis, as bandeiras Santa Cecília e Santa Luzia, que participaram de uma homenagem ao palhaço Asa Branca, um dos grandes artistas do gênero e que com sua habilidade nos versos sempre encantou os amantes dessa manifestação que ainda hoje emociona e empolga as pessoas.
Em virtude das fortes chuvas que caíram sobre toda a região, inúmeras agremiações que participariam dos festejos ficaram impossibilitadas de comparecer, mas enviaram mensagens justificando a ausência e felicitando os idealizadores pela manutenção da tradição, que teve na Secretaria de Cultura o maior aliado, já que a entidade disponibilizou duas tendas e a refeição para os ritmistas, reizeiros e palhaços.
“Quero agradecer à Secretaria de Educação pelo apoio, bem como aos integrantes de minha equipe, mas principalmente aos devotos de Santos Reis e líderes das Folias de Reis, que foram muito solícitos e cordiais conosco”, agradeceu Zica.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA

Seu cadastro foi enviado