Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Gravidez na adolescência é tema de palestra em Cordeiro

Gravidez na adolescência é tema de palestra em Cordeiro

Gravidez na adolescência é tema de palestra em Cordeiro
Relatório confirma que o Brasil tem índices acima da média mundial
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Relatório da Organização Mundial da Saúde aponta que no Brasil existem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas com idade entre 15 a 19 anos, índice considerado acima da média latino-americana, estimada em 65,5. No mundo, a média é de 46 nascimentos a cada mil. Em países como os Estados Unidos, o índice é de 22,3 nascimentos a cada 1 mil adolescentes de 15 a 19 anos.
Diante desse quadro, o CRAS Rodolfo, com apoio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde de Cordeiro, realizou na semana passada, terça-feira, 10, uma palestra abordando o tema ‘Gravidez na Adolescência’, cuja palestrante foi a enfermeira Sissa Freitas. Ela enfatizou a prevenção, expondo os vários métodos contraceptivos, entre eles pílula, DIU, camisinha e tabelinha. Alguns métodos estão disponíveis nos postos de saúde do município e podem ser adquiridos gratuitamente.
Bastante didática, Sissa Freitas explicou que o diálogo em família, através de bate-papos informativos com filhos, netos, sobrinhos e adolescentes sobre o tema é de fundamental importância na conscientização. Para ilustrar, vídeos contendo depoimentos e relatos de adolescentes que ficaram grávidas foram exibidos, apontando as dificuldades para cuidar dos filhos e continuar estudando, por exemplo, diante da nova responsabilidade que é zelar pela vida de uma criança.
Numa ótica bilateral, outro ponto abordado diz respeito à responsabilidade dos meninos em assumir os filhos. “A prevenção para que a gravidez não ocorra precocemente também pode e deve partir deles”, expôs a enfermeira Sissa Freitas, acrescentando que a prevenção não previne apenas a gravidez na adolescência. “Agindo com cautela e responsabilidade, os adolescentes também se protegem de doenças sexualmente transmissíveis”, arrematou.
Por fim, todas as participantes puderam fazer perguntas à enfermeira e sanar suas dúvidas, num proveitoso debate sobre o tema. Na mesma linha, a equipe do Centro de Referência da Assistência Social do Rodolfo reforçou o valor do vinculo familiar como forma de prevenção, com a psicóloga Fernanda Bon apresentando as diversas fases da adolescência, explicando a idade considerada como início e final da mesma conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado