Guarda Municipal recebe Treinamento de Primeiros Socorros

ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Há duas semanas, através de parceria com o Destacamento 1/6 do Corpo de Bombeiros, foi oferecido à Guarda Municipal de Cordeiro o Treinamento de Primeiros Socorros, cuja abordagem teve como ponto fundamental repassar aos integrantes da guarda noções básicas de atendimentos pré-hospitalares em parada cardiorrespiratória.
Com esse treinamento, eles poderão identificar situações de perigo e saber como agir diante delas com procedimentos imediatos à vítima antes que seja atendida por um profissional de saúde gabaritado. “É preciso saber manter os sinais vitais e garantir a vida do acidentado. Contudo, ter informações precisas sobre como aplicar as técnicas, tempo de ação, pausa e outros detalhes podem fazer a diferença, evitar traumas e minimizar as sequelas”, explica Ailton Taveira, secretário de Defesa Civil de Cordeiro.
Hoje, a Guarda Municipal já pode colocar em prática os ensinamentos do Curso de Primeiros Socorros, com capacidade para avaliar o estado das vítimas, o local onde se encontram e até solicitar auxílio conforme cada caso. Com isso, o curso cria uma espécie de mecanismo de pronto atendimento, já que os agentes estão sempre nas vias públicas e mantêm contato direto com a população.
“Assim, caso seja necessário, eles estão aptos a ajudar o Corpo de Bombeiros em eventuais situações de emergência. Agradeço aos representantes do Corpo de Bombeiros, Capitão Bruno França e Subtenente Gusmão pela atenção, e aos instrutores do curso, Ricardo Fazzoli e Fábio Monnerat, que não mediram esforços para orientar nossos profissionais com um conhecimento que será de grande valia”, concluiu Taveira.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO