Instituições se solidarizam com enfermeiros de Cordeiro

COREN e COFEN realizam Sessão de Desagravo Público. Profissionais de enfermagem se sentiram desrespeitados pela TV Comunitária EDUC
Em ato realizado na Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, na quinta, 21, duas instituições representativas de classe se manifestaram em defesa de seus profissionais. O COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) e o COREN/RJ (Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro) apresentaram Nota de Desagravo Público. As entidades entrarão com ação civil pública para reparar danos morais coletivos sofridos pelos profissionais de enfermagem de Cordeiro após repercussão negativa do programa Diálogo Comunitário, exibido recentemente pela TV Comunitária EDUC.
Durante a Sessão Solene de Desagravo Público foi anunciada a decisão de ajuizar os apresentadores da TV Comunitária pela recente transmissão, via internet, para Cordeiro e região, do programa que as autoridades de COREN e COFEN julgaram de cunho jornalístico amador, antiético e irresponsável, pois o conteúdo acabou induzindo a população feminina a não aceitar que profissionais de enfermagem realizem a coleta de material durante o exame ‘papanicolau’, preventivo ao câncer de colo do útero.
Ambas as instituições afirmam que foram transmitidas informações equivocadas e preconceituosas por desconhecimento absoluto da Lei de Enfermagem 7.498/86 e dos protocolos que ratificam a plena atuação da categoria na Atenção Primária da Saúde. Após a divulgação do programa, a Secretaria de Saúde de Cordeiro detectou sensível diminuição da procura pelas mulheres para a realização do exame, evidenciando a insegurança alimentada pelo discurso dos comunicadores, que depreciaram a categoria. Segundo a Nota de Desagravo, os ataques à enfermagem têm como alvo a secretária Vânia Huguenin, com quem os apresentadores mantêm discordâncias políticas.
O procurador-geral do COREN/RJ comentou a decisão lembrando que haverá uma ação civil pública em desagravo aos profissionais de enfermagem de Cordeiro, ofendidos e desvalorizados pelo programa frente à população. “As declarações falsas e irresponsáveis atingiram enfaticamente a esfera moral e existencial da categoria da enfermagem. Mesmo após regularmente notificados, os ofensores permanecem com a provocação, não se dignando a uma retratação perante a sociedade e aos profissionais insultados”, enfatizou Marcelo Moreira.
Além dos cerca de 100 profissionais de enfermagem, participaram do Ato Público a presidente do COREN, Ana Lúcia Teles Fonseca; a vice-presidente do COFEN, Nádia Ramalho; procuradores do COREN e da Prefeitura de Cordeiro, Marcelo Moreira e Obney Rodrigues, respectivamente; relatora do Processo de Desagravo, Márcia Guimarães; secretária de Saúde de Cordeiro, Vânia Huguenin; e o prefeito Luciano Batatinha.