Nessa terça-feira, 18, foi realizada a Assembleia de Moradores dos imóveis que receberão a Regularização Fundiária do bairro Manancial (moradores da localidade conhecida como “casinhas”), na Capela Nossa Senhora da Saúde.
A assembleia reuniu mais de 80 moradores que aguardavam pela formalização de suas propriedades.
A regularização fundiária, conduzida pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Assim, ao resolver a documentação dos registros, as famílias contempladas terão segurança em suas residências. Com a regularização fundiária, a comunidade terá a posse legítima do terreno.
Em Cordeiro, o ITERJ já atuou nos bairros Pirazzo, Alto do Retiro e no Posto Zootécnico. No momento, está na fase das casinhas do Manancial, e, em breve, irá para a outra área do bairro.