Jovens cordeirenses recebem Certificado de Dispensa de Incorporação

Familiares presenciaram a Solenidade de Juramento à Bandeira
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
A sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, no centro de Cordeiro, recebeu, na tarde dessa terça-feira, 18, dezenas de jovens para a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Familiares dos rapazes dispensados e autoridades civis e militares participaram do evento, coordenado pelo Tenente Laudeir Jardim Gomes, delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar.
Paralelamente à entrega dos certificados, numa das partes mais bonitas da solenidade, ocorreu o Juramento à Bandeira, que teve um treinamento prévio com os jovens. O Tenente Laudeir confirmou aos jovens que eles podem ser convocados em situação de emergência até que completem 45 anos de idade e que precisam manter atualizado o endereço em caso de mudança de município e que o CDI precisa ser guardado, mas não deve ser plastificado.
No primeiro momento, houve a incorporação da Bandeira Nacional e na sequência o compromisso à mesma, com a interpretação do Hino Nacional Brasileiro, feita de forma brilhante pela cantora Carla Soul, e a entrega do CDI aos jovens, com a participação de pais e padrinhos. Foi lida ainda a mensagem do delegado da 4ª Junta de Serviço Militar, o tenente Laudeir, e procedida a retirada da Bandeira Nacional.
Compuseram a Mesa de Autoridades a vice-prefeita Maria Helena, o secretário de Cultura, Luiz Antônio Zica Medeiros, o diretor de Cultura, ator Cássio Campos, e a secretária da Junta Militar de Cordeiro, Eloá Bastos. Em seu discurso, a vice-prefeita – representando o prefeito Luciano Batatinha, ausente em virtude de compromisso particular – declarou que é da juventude a missão de criar um Brasil melhor e mais justo e que esse compromisso passa pelo amor e respeito à pátria. “Sintam-se responsáveis pelo futuro de nosso país e exerçam a cidadania de forma plena”, discursou Helena.
Alguns vídeos motivacionais foram exibidos aos jovens cordeirenses como forma de mostrar a importância de se valorizar o patriotismo e defender a nação. O encerramento foi feito pelo tenente Laudeir com agradecimentos aos que colaboraram para a realização da solenidade e aos presentes em geral. “Que vocês jovens cordeirenses possam trilhar um caminho de paz, justiça social e responsabilidade e se assegurem de que o compromisso com o país começa pelo amor à pátria”, concluiu.