Lição de combate às drogas

PROERD realiza solenidade de formatura em clima de festa
Nada poderia ser mais significativo do que uma noite recheada de novidades e surpresas para marcar a conclusão de uma ação idealizada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e executada em parceria com a Secretaria de Educação de Cordeiro para conscientizar a sociedade e mostrar que nem tudo está perdido.
Assim foi a Solenidade de Formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), realizada na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, na sexta-feira, dia 7, reunindo alunos, educadores, pais e instrutores do programa num evento de alto astral, que mostrou que ninguém precisa de drogas ou álcool para curtir intensamente a vida e encontrar a felicidade plena.
Foi essa a mensagem do PROERD ofertada aos estudantes das escolas cordeirenses, que após conviveram durante todo o ano com os dois policiais militares instrutores, 3º Sargento Cléber Cezário e Sargento Luiz Eduardo Gualberto, muito queridos e populares entre a garotada, receberam lições que mostram o perigo das drogas, com a missão de espalhar a ideia de combate e resistência junto à comunidade.
Além da apresentação das melhores redações sobre o tema – lidas pelos alunos que se destacaram no curso, contemplados com medalhas – a formatura teve homenagens aos instrutores, como a Moção de Aplausos e Congratulações da Câmara Municipal, entregue pelo autor, vereador Robson Careca, e a apresentação da Fanfarra da Escola José Pinho de Carvalho, que executou lindamente o Hino de Cordeiro.
A Mesa de Autoridades recebeu a vice-prefeita de Cordeiro, Maria Helena; o representante do Poder Legislativo, Róbson Careca; a secretária de Educação, Telma Macedo; as diretoras de escolas, Rosângela Curty (Rodolfo Gonçalves), Delzimar Caetano (José Pinho), Sarita Medeiros (Nelly Maranhão), Roselene Marçal (Zuleika Rodrigues), Maria José Ferreira (Constança Soares), Ana Paula Faria (Dr. Paulo Cezar); e a empresária Gleice Pinheiro, da empresa Procorpo.
Representando o prefeito Luciano Batatinha, sua vice-prefeita Maria Helena enfatizou o trabalho da PM e exaltou o projeto, dizendo ser um elo entre a instituição centenária fluminense e os colégios da Cidade Exposição. “A única palavra que nos cabe é gratidão, pois esses serviços e ensinamentos são para a vida toda. E digo mais: funciona para orientar nossas crianças e jovens para caminhar no rumo certo e evitar os perigosos atalhos da vida. Somos todos ‘proerdianos’ e amigos”, disse Helena.
Entre os educandários municipais e particulares, participaram as escolas Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves, José Pinho de Carvalho, Nelly Rezende Maranhão, Zuleika Judice de Matos Rodrigues, Constança Soares Teixeira e Associação Educacional Doutor Paulo Cezar Queiroz Faria.
TEXTO – RICARDO VIEIRA/ FOTOS – CÍCERO MARRA