Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Mais de 500 animais na Expo-Cordeiro 2019

Mais de 500 animais na Expo-Cordeiro 2019

Mais de 500 animais na Expo-Cordeiro 2019
Julgamentos somam pontos para os rankings das associações
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Desde sua primeira edição, nos idos de 1921, quando inclusive contou com a presença do então presidente da República Epitácio Pessoa, a propagação e valorização do agronegócio têm sido uma característica marcante da Exposição Agropecuária de Cordeiro, que ano após ano reúne a nata dos produtores, que por sua vez apresentam animais de qualidade racial de alto padrão e aptidão genética incontestável.
Esse ano, como de costume, a Parte Técnica da Feira Rural – que abrange exatamente exposição, desfile e julgamentos de bovinos e equinos na pista principal do Parque Raul Veiga – novamente o que se viu foram exemplares de altíssimo nível. Essa regularidade gerou dificuldades extremas aos juízes oficiais da 77ª Expo-Cordeiro para escolherem os melhores exemplares de cada categoria em suas respectivas raças.
Segundo dados repassados por profissionais da EMATER/RJ que atuam no segmento agropecuário, aproximadamente 500 animais participaram da Feira Rural cordeirense, lotando os pavilhões do recinto. Foram bovinos das raças Nelore, Tabapuã, Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá, Senepol e Caracu. Quanto aos cavalos, foram expostos exemplares Campolina e Mangalarga Marchador.
Bastante concorrida ao longo dos anos, a Expo-Cordeiro se mantém na vanguarda dos negócios especializados da agricultura e pecuária, com ênfase maior para a agropecuária. Outra manutenção que ratifica essa tradição diz respeito às Exposições Ranqueadas, ou seja, aquelas cujos julgamentos somam pontos para as Associações de Criadores, tanto para equinos quanto bovinos. Isso significa dizer que um animal premiado em Cordeiro sai do Parque Raul Veiga ainda mais valorizado.
O Concurso Leiteiro mais uma vez evidenciou uma acirrada disputa entre vacas de grande produtividade láctea da raça Gir Leiteiro, reunindo animais de renomados criatórios em nível nacional e marcando volumes significativos de leite nas ordenhas realizadas três vezes diariamente, sendo uma às 6 da manhã, outra às 14 horas e a última no período noturno, às 22 horas.
Por fim, dona de grande respaldo no meio rural e recordista de participações na Exposição Agropecuária de Cordeiro na parte organizacional de julgamentos, a empresa Três Barras esteve novamente coordenando todos os trabalhos executados no setor, desde o credenciamento dos animais e condutores até a entrega das premiações.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA

Seu cadastro foi enviado