Meio Ambiente e Educação interagem em Cordeiro

Secretarias oferecem informações sobre projetos às escolas
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Integração e interação sempre foram palavras apregoadas pelo prefeito Luciano Batatinha desde que assumiu a Administração Municipal, em janeiro de 2017. Se há uma coisa que ele diz não abrir mão é a manutenção do bom relacionamento entre os seus secretários de governo. “Quando há uma relação amigável, cooperativa e participativa, quem sai ganhando é sempre a população”, garante Batatinha.
Ratificando esse espírito de política da boa vizinhança, as secretarias de Meio Ambiente e Educação se uniram para divulgar um trabalho de disseminação da preservação do ambiente em que vivemos. Assim, nesta quinta-feira, 23, por iniciativa do secretário de Meio Ambiente, Amarildo Lanes, em parceria com a secretária de Educação, Telma Macedo, foi organizada uma reunião com diretores e professores de diversas escolas cordeirenses.
Realizado no CEPAC (Centro de Educação e Proteção Ambiental de Cordeiro), no bairro Manancial, o encontro foi marcado pela exibição de uma palestra para que os profissionais de educação do município pudessem conhecer melhor algumas das práticas da atual administração e uma série de projetos existentes e que já se encontram em plena execução, todos idealizados e executados pela Secretaria de Meio Ambiente.
A política pública da Secretaria de Meio Ambiente já desenvolve a coleta seletiva de lixo, especialmente no que se refere aos materiais recicláveis, como plástico, papel, metal e vidro. O lixo limpo é trocado por bônus na conta de energia elétrica, numa parceria com a ENEL (distribuidora de energia elétrica). O consumidor se cadastra através do código do cliente e recebe descontos na conta. Além disso, a secretaria também recolhe óleo vegetal, pilhas, baterias, lâmpadas e lixo eletrônico.
Também houve divulgação das ações de reflorestamento mantidas nas Áreas de Proteção Ambiental (APA); trabalho de plantio e cultivo no Horto Medicinal, localizado na própria APA do Manancial, anexa ao CEPAC; castração de cães e gatos, esterilizando animais de rua; e desenvolvimento de oficinas com alunos de escolas interessadas no intercâmbio, cuja meta é enriquecer o currículo escolar dos estudantes.
Titulares de Educação e Meio Ambiente encorajaram as escolas a introduzir novos aprendizados sobre consciência ambiental. “Agir e pensar o meio ambiente com sensatez é de fundamental importância para o futuro. Seria um avanço iniciarmos já no pré-escolar essa conscientização”, disse Amarildo Lanes, avalizado por Telma Macedo.