Mobilização em defesa de crianças e adolescentes em Cordeiro

ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cordeiro), num trabalho de mobilização que contará com a parceria do Conselho Tutelar, igrejas, entidades civis e escolas situadas no município, além da participação efetiva da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizará a Semana de Combate ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, cuja ação ocorre entre os dias 15 e 20 de maio.
As manifestações fazem parte de um alerta pelo Dia 18 de maio, data em que, no ano de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois totalmente carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, jamais foram punidos. A data foi instituída como o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.
Durante toda a semana, o tema será amplamente debatido, incluindo entrevistas e explicações abrangentes levadas ao público através do Programa da Família, com o comunicador Geraldo Carvalho, pela Rádio 94 FM, além de conversas mais aprofundadas no decorrer da semana na mesma rádio local. No período de 08 a 12 e 15 a 19 de maio, o Conselho Tutelar e o Grupo Teatral da Igreja Metodista, farão visitas periódicas às escolas como forma de incentivar crianças e adolescentes, tendo como artifício de estímulo pequenas apresentações teatrais, a se fazerem presentes, seja participando ativamente ou apenas como expectadores, do evento do dia 20 de maio, na Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense.
De acordo com representantes do CMDCA, sua articulação e envolvimento com entidades civis, escolas, igrejas e Conselho Tutelar fortalecem esse trabalho e aumenta a capacidade de propagação das informações junto às entidades governamentais e não-governamentais, promovendo uma união e trabalho em conjunto desejáveis para o sucesso das ações, cuja expectativa é de que seja um marco para o desenvolvimento social no município.
Durante a Culminância da Semana de Combate ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – a ser realizada no sábado, dia 20, no antigo Cine Madri, a partir das 14 horas – escolas, igrejas, academias de dança e técnicos do CREAS farão apresentações intercaladas com palestras e teatro, envolvendo diversas faixas etárias e socioeconômicas da cidade com o objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade de se combater esse crime e mostrar às crianças e adolescentes que eles não estão sozinhos. Porém, é fundamental que haja a denúncia quando for o caso, pois o silencio se mostra conivente com essa brutalidade contra crianças e adolescentes.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / IMAGENS – DIVULGAÇÃO