Mudanças na Nota Fiscal Eletrônica em Cordeiro

Administração trabalha pela modernização do sistema
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Embora em qualquer transação de venda de produtos ou serviços haja a obrigatoriedade de fornecimento da Nota Fiscal pelo comerciante ou prestador, já que ela documenta a ação e funciona como reguladora do recolhimento de impostos, nem todo mundo observa à risca essa obrigação, comportamento que é considerado como sonegação fiscal e, por isso, os consumidores devem exigir sua nota fiscal.
Os municípios emitem e exigem a Nota Fiscal Eletrônica (NFE), transmitida via internet e facilitando o trâmite do documento entre emissor da nota (prestador de serviço ou comerciante), comprador e órgãos públicos. Emitida eletronicamente e armazenada automaticamente, a validade tem garantia através de uma assinatura digital.
Observando a necessidade de modernizar a Nota Fiscal Eletrônica, a Prefeitura de Cordeiro irá adotar, a partir de 01 de novembro, um novo sistema para a emissão das NFE-s. Segundo informações da Secretaria de Planejamento e Orçamento, o objetivo também é unificar os sistemas orçamentário, financeiro e tributário, cujo fim será atuar de forma integrada com o compartilhamento de informações para obter maior controle fiscal e de arrecadação do município.
Para melhor compreensão sobre modificações e novidades do sistema, a Administração Municipal irá oferecer um curso de capacitação a contadores, empresas e profissionais liberais – sejam pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que desenvolvam atividades de prestação de serviços responsáveis pela emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – na próxima segunda-feira, 30 de outubro, às 17h30min, no Centro de Inclusão Digital Dilta de Carvalho Feijó, na Secretaria de Educação.
“Também iremos disponibilizar no site da Prefeitura os procedimentos básicos, incluindo os manuais de Cadastro de Contribuinte, Emissão de Nota Fiscal e Emissão de DANFES. Nosso intuito é deixar tudo claro para o público alvo dessa mudança”, colocou Pablo Caruzo, secretário de Planejamento e Orçamento.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / IMAGENS – REPRODUÇÃO INTERNET