Mutirão aproxima agentes públicos e população em Cordeiro

Ações de saúde do fim de semana foram um sucesso no bairro Sumaré
Não basta manter a periodicidade nas visitações feitas pelos agentes de endemias às residências de Cordeiro. Mais que isso, é preciso que a população se conscientize que a sua participação efetiva é fundamental na luta de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de arboviroses como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, cuja ameaça precisa da união entre Poder Público e comunidade.
Visando garantir essa proximidade com os munícipes, a Secretaria de Saúde de Cordeiro realizou no sábado, 26, com participação das demais secretarias da Administração Municipal, mais uma edição do ‘Mutirão Partiu Cordeiro’. Dezenas de profissionais das áreas de saúde e outros setores se mobilizaram para que os moradores, além de receber uma série de serviços, também contassem com informações detalhadas de como combater os focos do mosquito e evitar essas doenças tão indesejáveis.
Nessa etapa, as ações ocorreram no bairro Sumaré e adjacências. Uma varredura foi promovida pelos agentes, com visitações às residências e o suporte das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Defesa Civil, que utilizando uma retroescavadeira e dois caminhões, retiraram toneladas de lixo e entulhos de todos os tipos. O Setor de Fiscalização orientou proprietários de imóveis com problemas, alguns sendo notificados para providenciar a limpeza de terrenos capazes de abrigar possíveis focos do mosquito.
E não parou por aí. A Secretaria de Saúde promoveu a distribuição de panfletos educativos, com a participação do secretário de Cultura Zica Medeiros, caracterizado de mosquito da dengue. Numa tenda montada no início da Rua Bechara Mussi, também foram oferecidos aos moradores Vacinação contra Febre Amarela, Testes Rápidos, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aferição de Glicemia Capilar e Pressão Arterial. Os agentes ainda fizeram a desratização em bueiros nas ruas do bairro.
Segundo a Coordenação da Vigilância em Saúde, os resultados do evento foram excelentes, com a aplicação de 19 doses de Vacina contra a Febre Amarela; 16 Testes Rápidos de HIV, Hepatites Virais e Sífilis; 43 aferições de Glicemia Capilar e mais 43 de Pressão Arterial; 47 visitas domiciliares para verificação de situação vacinal; e duas ações de vacinação em domicílio. As visitas foram realizadas pela enfermeira Nádia Pinto e supervisionadas pela secretária de Saúde Vânia Huguenin.
No início da manhã, o prefeito Luciano Batatinha esteve no local prestigiando as ações, conversando com moradores e profissionais envolvidos. Ele destacou o comprometimento dos servidores envolvidos e agradeceu aos munícipes pela consciência. “Só com união e cooperação de todos conseguiremos vencer o mosquito e fugir de uma epidemia que nos traria muitos transtornos. Agradeço à população por participar e enalteço o trabalho de toda equipe da Prefeitura”, comentou Batatinha.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA