Mutirão mobiliza Poder Público e comunidade em Cordeiro

Objetivo é combater os focos do mosquito transmissor das arboviroses
Embora seja constante o trabalho de visitação dos agentes de endemias às residências em todos os bairros de Cordeiro, cujas ações visam combater os focos e, consequentemente, conter os avanços do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, a Secretaria de Saúde está aumentando o cerco contra essa ameaça e promovendo uma grande união de forças para tal.
No sábado, 15, o movimento intitulado ‘Mutirão Partiu Cordeiro’, envolvendo profissionais de saúde e demais servidores da Administração Municipal, teve como objetivo mobilizar Poder Público e comunidade na tentativa de aumentar o repasse de informações sobre as doenças e mostrar que é obrigação de todos os moradores lutarem com todas as armas para evitar que haja epidemias como ocorreu há alguns anos.
A primeira etapa ocorreu em todo o bairro Boavista e parte do Rodolfo Gonçalves. Os critérios utilizados para a varredura feita nos locais obedeceram ao número de focos encontrados pelos agentes em suas visitações periódicas. Foram alvo do trabalho, nesse sábado, em ambos os bairros, as ruas Alta Rocha, José Linhares, Projetada, Jacinto da Rosa Pinheiro e Antônio Gonçalves Ribeiro, entre outras.
O ‘Mutirão Partiu Cordeiro’ contou com o suporte de uma retroescavadeira e dois caminhões das secretarias de Obras, Agricultura e Serviços Públicos, que retiraram toneladas de lixo orgânico e entulhos. Restos de obras, móveis e utensílios usados de todos os tipos foram encontrados descartados de forma errada em ruas e terrenos. Isso, por sinal, mereceu uma observação aparte da Secretaria de Meio Ambiente.
Unindo o útil ao agradável, a Secretaria de Saúde ainda promoveu serviços de educação em saúde, com a distribuição de panfletos nas ruas atendidas, contando com a colaboração do secretário de Cultura, Zica Medeiros, caracterizado de mosquito da dengue. Também foram oferecidos aos moradores Vacinação contra Febre Amarela, Testes Rápidos, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, lições de Higiene Bucal com dentista, Aferição de Glicemia Capilar e Pressão Arterial.
Também marcaram presença a Secretaria de Defesa Civil e a Fiscalização Municipal, que analisou possíveis casos de infração ao Código de Postura do Município. Ausente em virtude de um problema de saúde, a secretária Vânia Huguenin acompanhou a ação nas redes sociais, interagindo com seus profissionais. O próximo ‘Mutirão Partiu Cordeiro’ será realizado em janeiro, no bairro Sumaré.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA