Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Mutirão recolhe toneladas de entulhos nos bairros em Cordeiro

Mutirão recolhe toneladas de entulhos nos bairros em Cordeiro

Mutirão recolhe toneladas de entulhos nos bairros em Cordeiro
Administração solicita que moradores denunciem práticas ilegais
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
A quantidade de entulhos é de assustar! Foi com essa frase de espanto que um servidor da Secretaria de Serviços Públicos de Cordeiro definiu o acúmulo de resíduos sólidos nas ruas e calçadas do município, depois que a Administração Municipal, por determinação do prefeito Luciano Batatinha, iniciou um mutirão de limpeza nos bairros para garantir a ordem urbana e evitar o surgimento de vetores como ratos e baratas.
Contrariando o Código de Posturas, muitos moradores ainda depositam de forma ilegal todos os tipos de entulho em vias públicas. São restos de construção civil oriundos de obras residenciais; restos de capinas de jardins e galhos de árvores provenientes de podas em terrenos particulares; móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, latas, garrafas, madeira e muitos outros objetos. Segundo o secretário de Obras, Félix Ribeiro, o trabalho iniciado no bairro Retiro Poético conta com a mobilização de inúmeros profissionais, que utilizam dois caminhões basculantes nas ações.
Ainda sobre o Código de Posturas, a Prefeitura de Cordeiro informa que o ato de depositar entulhos em ruas, calçadas e logradouros é totalmente irregular e passível de punição, já que cabe à municipalidade apenas a coleta do lixo doméstico. As medidas corretivas podem ocorrer, primeiro através de notificação, e na reincidência pela aplicação de multa. Porém, caso haja realmente a necessidade da retirada do entulho, o morador pode e deve antes fazer um comunicado à Administração Municipal solicitando a viabilidade da retirada do material.
A Secretaria de Serviços Públicos lembra que o morador só deve depositar o entulho na rua se houver prévio agendamento na Prefeitura. Cada caso é estudado e em caso de disponibilidade serão estabelecidos dia e horário para os serviços. Apesar de urgente e necessária, esta ação seria evitada se a população mantivesse a consciência ambiental e respeitasse o espaço público. “Descartar lixo ou entulho nas ruas é inaceitável, pois elas ficam com um aspecto horrível, gerando diversos problemas, inclusive doenças. Faremos a coleta, mas os moradores precisam colaborar, até mesmo denunciando as práticas ilegais se necessário”, orienta Félix Ribeiro.
Atuando em parceria, o secretário de Trânsito, Fabiano Rodrigues, informa que os bueiros também estão recebendo atenção especial através da realização de serviços de desentupimento e eliminação de vetores. “Estamos trabalhando em sintonia para que os cordeirenses sejam atendidos da melhor maneira possível, como pede o prefeito Luciano”, explica Fabiano.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado