Menu
Menu

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Cordeiro, através das secretarias de Defesa Civil e de Meio Ambiente, e a direção do Parque de Exposições Raul Veiga vêm a público comunicar que o episódio de incêndio registrado no início da semana não aconteceu na APA Mata do Posto, tampouco afetou a mencionada Área de Preservação Ambiental localizada no interior do Posto Zootécnico de Cordeiro.
O referido ‘acidente ambiental’ ocorreu numa propriedade rural particular, que fica próxima à APA Mata do Posto, e foi deflagrado em decorrência de um incidente registrado com um veículo automotor, que na tentativa de galgar a parte alta de um dos morros dessa área privada, acabou patinando, gerando atrito com o solo seco e, consequentemente, a combustão que então redundou no incêndio.
Graças à ação rápida e eficaz dos profissionais do Corpo de Bombeiros do Destacamento 1/6 de Cordeiro; dos esforços sempre pontuais da equipe da Secretaria de Defesa Civil; e da contribuição valorosa de diversos voluntários que se dirigiram ao local no afã de auxiliar na extinção do incêndio, o fogo foi controlado, evitando que houvesse o registro de ocorrências mais graves, inclusive que atingisse a Mata do Posto.
Sobre o incêndio completamente distinto ao supracitado, detectado pelas autoridades nos dois últimos dias (quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro), que inclusive causou preocupação na população em virtude do temor de que atingisse a Mata do Posto, vale registrar que foi um segundo episódio e, na verdade, a exemplo do que havia acontecido anteriormente, se deu noutra área privada, que fica também próxima à APA Mata do Posto, mas que não atingiu o ‘pulmão verde’ da cidade.
Após solicitação feita pelo prefeito Luciano Batatinha, o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Roberto Robadey Costa Junior, designou um helicóptero especializado em combate a grandes incêndios para auxiliar nas operações visando deter o incêndio no local, o que foi realizado durante toda a sexta-feira, dia 13 de setembro.
Fica registrado o agradecimento do prefeito e da população de Cordeiro ao Coronel Roberto Robadey pela sensibilidade e colaboração com o município e ainda cabe a solicitação, em nome da Prefeitura de Cordeiro, para que todos os cuidados sejam mantidos nesse período de estiagem e baixa umidade relativa do ar, algo que contribui significativamente para o surgimento de focos de incêndios. Além disso, é importante evitar queimadas, o que é notoriamente um crime ambiental.
Por fim, reiterando a informação, a Área de Preservação Ambiental da Mata do Posto não foi atingida. A Secretaria de Defesa Civil de Cordeiro confirma estar atenta e ativa para evitar transtornos nesse sentido.
Cordeiro, 13 de setembro de 2019.
PREFEITURA DE CORDEIRO

Seu cadastro foi enviado