‘Mutirão Partiu Cordeiro’ mobiliza bairro Lavrinhas
Evento marca interação entre Poder Público e comunidade
A Secretaria de Saúde de Cordeiro mantém seu empenho para que a população continue recebendo orientações e possa também auxiliar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Além do exaustivo trabalho de visitação dos agentes de endemias às residências, a manutenção da proximidade entre Poder Público e comunidade tem funcionado com bons resultados.
Uma estratégia bastante elogiada e muito bem sucedida – que além de abordar a prevenção ao vetor das arboviroses tem ofertado uma série de outras ações à população – é o ‘Mutirão Partiu Cordeiro’, cujas edições são realizadas nos bairros conforme o planejamento feito pelos profissionais de saúde levando em conta os números de prováveis focos do mosquito encontrados pelos agentes durante as visitas periódicas.
No último sábado, 9, as ações mobilizaram o bairro Lavrinhas e localidades vizinhas, novamente com a promoção de uma varredura pelos agentes, que visitaram as casas com o aporte da Secretaria de Obras, que cedeu servidores, uma retroescavadeira e caminhões para a retirada de toneladas de lixo e entulhos das ruas de Lavrinhas, Jardim de Alah, Ferreirinha e Campanati. Também participaram as secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Trânsito, Indústria e Comércio, Planejamento, Administração, Educação, Cultura e a Fiscalização Municipal.
Com as equipes concentradas na Quadra de Esportes das Lavrinhas, foi possível oferecer aos moradores, que compareceram em massa, distribuição de panfletos educativos, com a presença de Zica Medeiros encarnando o ‘Mosquito da Dengue’; vacinação contra Febre Amarela; Testes Rápidos; orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis; Aferição de Glicemia Capilar e Pressão Arterial; Palestra sobre Higiene Bucal; e Serviços da Sala do Empreendedor, entre outras atividades.
O destaque dessa edição do ‘Mutirão Partiu Cordeiro’ foram os estudantes da Escola Constança Soares Teixeira, que literalmente arregaçaram as mangas e saíram com os profissionais para eliminar possíveis focos do mosquito. A vice-prefeita Maria Helena e o prefeito Luciano Batatinha acompanharam juntos todas as ações e teceram elogios aos profissionais envolvidos e à população por apoiar a iniciativa, da qual também participaram os vereadores André Chupeta, Beth do Postinho e Jussara Barrada, todos com atuação e raízes no bairro Lavrinhas.