Menu
Menu

Noticia

‘Outubro Rosa’ foi o enfoque principal nas Unidades de Saúde
Atividades alertam mulheres sobre o diagnóstico precoce
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Grande parte da população já sabe que o ‘Outubro Rosa’ é uma campanha de conscientização para alertar mulheres e sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre esse tipo de câncer que aflige as mulheres acontecem desde 2002.
Embora a conscientização seja fundamental, é preciso buscar auxílio profissional, pois nem sempre o autoexame é suficiente detectar a doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta da mulher para sua saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.
Num trabalho abrangente, as Unidades de Saúde de Cordeiro mobilizaram seus profissionais e uma série de atividades foi desenvolvida tendo como foco principal o ‘Outubro Rosa’. Destacaram-se os grupos educativos, levados a todas as Estratégias de Saúde da Família; os murais educativos, contendo informações sobre o tema; Caminhada Rosa, que percorreu as ruas do centro da cidade; e a ‘Semana Rosa’, com a realização de 112 exames preventivos nesse período.
Embora tenha sido grande a relevância da prevenção para os males que afligem às mulheres, com a priorização do assunto, os demais serviços não foram deixados de lado. Bem ao contrário, a organização dos servidores de saúde oportunizou a continuidade de serviços como testes rápidos para Hepatite, HIV e Sífilis e Grupos de Hipertensão e Diabetes, que tiveram sequência nas USF’s de Lavrinhas, São Luiz, Centro, Rodolfo, Retiro Poético e Manancial.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado