Menu
Menu

Prezado visitante, informamos que os números dos nossos ramais foram atualizados.
Para conferir as novas informações clique aqui.

Noticia

‘Setembro Amarelo’ destaca prevenção ao suicídio
Secretaria de Saúde debate o tema com a população cordeirense
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Ao longo de todo esse mês a Secretaria de Saúde de Cordeiro irá desenvolver ações relacionadas à campanha ‘Setembro Amarelo’, cuja intenção é promover uma abordagem clara, direta e abrangente sobre o suicídio e oferecer à população cordeirense informações sobre conscientização, prevenção e assistência.
Diante do alarmante crescimento de tentativas e casos de suicídio em nível mundial, relacionando o tema a uma questão de saúde pública, os profissionais de saúde de Cordeiro passaram a avaliar e elaborar estratégias capazes de apontar caminhos para a prevenção, onde a prioridade é promover a conscientização e disseminação da valorização à vida. “Essa proximidade entre a rede de assistência, usuários dos serviços de saúde e seus familiares é fundamental”, expõe a secretária Vânia Huguenin.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) revela que no Brasil ocorrem 32 suicídios por dia. Nesse sentido, o ‘Setembro Amarelo’ potencializa os debates em torno do tema, levando em conta que a assistência é um fator de proteção decisivo, tendo os serviços psicossociais papel fundamental na prevenção do suicídio. Boletins do Ministério da Saúde apontam que locais onde existem Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), como é o caso de Cordeiro, o risco de suicídio reduz em até 14%.
Com o trabalho coordenado pela Secretaria de Saúde de Cordeiro, o fato de falar sobre o assunto, descobrir auxílios mais apropriados para as pessoas que estão em períodos difíceis, de vulnerabilidade e instabilidade emocional é fundamental, pois dessa forma será possível evitar futuros danos. A secretária de Saúde considera bastante apropriados os serviços que vêm sendo oferecidos.
“Estamos falando de uma situação real, séria e urgente. Quem passa por um problema emocional e não consegue lidar com ele, quem sente uma dor psíquica forte e não compreende o porquê deve buscar imediatamente ajuda qualificada. A Secretária de Saúde de Cordeiro dispõe desses serviços especializados e está à disposição da comunidade”, destacou Vânia, lembrando que as ações prosseguem até o fim do mês.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado