Menu
Menu

Noticia

‘Setembro Amarelo’ destaca prevenção ao suicídio
Secretaria de Saúde debate o tema com a população cordeirense
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Ao longo de todo esse mês a Secretaria de Saúde de Cordeiro irá desenvolver ações relacionadas à campanha ‘Setembro Amarelo’, cuja intenção é promover uma abordagem clara, direta e abrangente sobre o suicídio e oferecer à população cordeirense informações sobre conscientização, prevenção e assistência.
Diante do alarmante crescimento de tentativas e casos de suicídio em nível mundial, relacionando o tema a uma questão de saúde pública, os profissionais de saúde de Cordeiro passaram a avaliar e elaborar estratégias capazes de apontar caminhos para a prevenção, onde a prioridade é promover a conscientização e disseminação da valorização à vida. “Essa proximidade entre a rede de assistência, usuários dos serviços de saúde e seus familiares é fundamental”, expõe a secretária Vânia Huguenin.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) revela que no Brasil ocorrem 32 suicídios por dia. Nesse sentido, o ‘Setembro Amarelo’ potencializa os debates em torno do tema, levando em conta que a assistência é um fator de proteção decisivo, tendo os serviços psicossociais papel fundamental na prevenção do suicídio. Boletins do Ministério da Saúde apontam que locais onde existem Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), como é o caso de Cordeiro, o risco de suicídio reduz em até 14%.
Com o trabalho coordenado pela Secretaria de Saúde de Cordeiro, o fato de falar sobre o assunto, descobrir auxílios mais apropriados para as pessoas que estão em períodos difíceis, de vulnerabilidade e instabilidade emocional é fundamental, pois dessa forma será possível evitar futuros danos. A secretária de Saúde considera bastante apropriados os serviços que vêm sendo oferecidos.
“Estamos falando de uma situação real, séria e urgente. Quem passa por um problema emocional e não consegue lidar com ele, quem sente uma dor psíquica forte e não compreende o porquê deve buscar imediatamente ajuda qualificada. A Secretária de Saúde de Cordeiro dispõe desses serviços especializados e está à disposição da comunidade”, destacou Vânia, lembrando que as ações prosseguem até o fim do mês.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado