Últimos dias da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa
Produtores cordeirenses devem correr para garantir a vacina
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Transcorrendo dentro da normalidade, a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa em todo território fluminense será encerrada no próximo dia 30 de junho. Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a meta é atingir um mínimo de 90% de cobertura vacinal para que seja obtido o certificado de área livre de febre aftosa, sem vacinação, concedido pelo Ministério da Agricultura.
Com a homologação posterior desse certificado pela Organização Mundial de Saúde, as autoridades fluminenses dizem que o Estado do Rio avança para a retirada da vacinação, prevista para 2021. Contudo, é fundamental atingir todas as diretrizes contidas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, entre elas a imunização de 90% do rebanho no mínimo, como destacou o secretário de Agricultura do Rio, Marcelo Queiroz.
A proximidade do encerramento da campanha tem promovido uma verdadeira corrida dos produtores que ainda não adquiriram a vacina às instituições especializadas na comercialização das doses. Diante da pandemia, houve a prorrogação do prazo para a compra da vacina, porém, os pecuaristas atrasados no processo de vacinação terão até o dia 10 de julho para enviar a declaração de vacinação acompanhada da nota fiscal da compra da vacina preenchida à Superintendência de Defesa Agropecuária.
É importante reforçar a informação de que o produtor que não vacinar o gado pode ser autuado e terá a sua propriedade interditada. Assim sendo, será impedido de vender os animais, que é uma das penalidades a que está sujeito, e também o que reforça a importância de que seja realizada essa vacinação. Até hoje foram comercializadas cerca de 80% do total de doses de vacinas esperadas para a campanha, que envolve todos os bovinos e bubalinos do Estado, somando cerca de 2,5 milhões de cabeças.
Aos produtores de Cordeiro que ainda precisam vacinar o rebanho contra Febre Aftosa, o Governo do Estado e a Secretaria de Agricultura solicitam a esses criadores que providenciem a vacinação até 30 de junho e enviem a declaração a ser lançada no SIAPEC (Sistema de Integração Agropecuária). A comprovação da vacinação do rebanho pode ser enviada com o Formulário de Declaração e Nota Fiscal digitalizada ou por foto para o WhatsApp (21) 98605-1198.
TEXTO – RICARDO VIEIRA (INFORMAÇÕES GOVERNO ESTADUAL) / FOTOS – INTERNET