Menu
Degradê com CSS
Menu

Prezado visitante, informamos que os números dos nossos ramais foram atualizados.
Para conferir as novas informações clique aqui.

Noticia

Últimos dias da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa
Produtores cordeirenses devem correr para garantir a vacina
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Transcorrendo dentro da normalidade, a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa em todo território fluminense será encerrada no próximo dia 30 de junho. Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a meta é atingir um mínimo de 90% de cobertura vacinal para que seja obtido o certificado de área livre de febre aftosa, sem vacinação, concedido pelo Ministério da Agricultura.
Com a homologação posterior desse certificado pela Organização Mundial de Saúde, as autoridades fluminenses dizem que o Estado do Rio avança para a retirada da vacinação, prevista para 2021. Contudo, é fundamental atingir todas as diretrizes contidas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, entre elas a imunização de 90% do rebanho no mínimo, como destacou o secretário de Agricultura do Rio, Marcelo Queiroz.
A proximidade do encerramento da campanha tem promovido uma verdadeira corrida dos produtores que ainda não adquiriram a vacina às instituições especializadas na comercialização das doses. Diante da pandemia, houve a prorrogação do prazo para a compra da vacina, porém, os pecuaristas atrasados no processo de vacinação terão até o dia 10 de julho para enviar a declaração de vacinação acompanhada da nota fiscal da compra da vacina preenchida à Superintendência de Defesa Agropecuária.
É importante reforçar a informação de que o produtor que não vacinar o gado pode ser autuado e terá a sua propriedade interditada. Assim sendo, será impedido de vender os animais, que é uma das penalidades a que está sujeito, e também o que reforça a importância de que seja realizada essa vacinação. Até hoje foram comercializadas cerca de 80% do total de doses de vacinas esperadas para a campanha, que envolve todos os bovinos e bubalinos do Estado, somando cerca de 2,5 milhões de cabeças.
Aos produtores de Cordeiro que ainda precisam vacinar o rebanho contra Febre Aftosa, o Governo do Estado e a Secretaria de Agricultura solicitam a esses criadores que providenciem a vacinação até 30 de junho e enviem a declaração a ser lançada no SIAPEC (Sistema de Integração Agropecuária). A comprovação da vacinação do rebanho pode ser enviada com o Formulário de Declaração e Nota Fiscal digitalizada ou por foto para o WhatsApp (21) 98605-1198.
TEXTO – RICARDO VIEIRA (INFORMAÇÕES GOVERNO ESTADUAL) / FOTOS – INTERNET

Seu cadastro foi enviado