‘Saúde na Praça’ alcança resultados positivos em Cordeiro
Objetivo do projeto é trabalhar a prevenção com a população
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
A saúde preventiva pode ser entendida como um conjunto de medidas e ações voltadas à prevenção de doenças ou seu agravamento. Dentro desse contexto, a ideia da prevenção é focar na manutenção constante da saúde, não abrindo margem para que as enfermidades se instalem e provoquem consequências danosas à saúde.
Seguindo a tendência de priorizar a prevenção, a Secretaria de Saúde de Cordeiro idealizou o Projeto ‘Saúde na Praça’, realizado na sexta-feira, 15, na Praça Coronel Antônio Pinto, centro da cidade, considerado um grande sucesso. Foram desenvolvidas atividades como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre prevenção à dengue, zika vírus, chikungunya e doenças crônicas.
Desde as primeiras horas da manhã, foi grande a movimentação de pessoas oriundas de todos os bairros interessadas em obter informações. Para se ter uma ideia, só no que se refere aos pacientes hipertensos e diabéticos, foram 111 atendimentos, com 21 deles apresentando alterações nos índices normais, 13 na pressão arterial e 12 na glicemia capilar.
Outra ação satisfatória apontada pela Secretaria de Saúde foram os agendamentos de exames preventivos do câncer de colo de útero e mama, 30 no total. Também houve o encaminhamento às Estratégias de Saúde da Família para 25 pessoas realizarem testes rápidos de HIV. O trabalho teve acompanhamento dos médicos Ademar Moreira (ESF São Luiz/Manancial) e Yasmin Fontão (ESF Lavrinhas).
Também prestigiaram o evento as secretarias de Defesa Civil – que dispôs uma tenda especial com orientações sobre assuntos relacionados à pasta – e de Cultura – que viabilizou duas apresentações artísticas, sendo uma da dança do ventre e outra de hip-hop com a intenção de também oferecer momentos de entretenimento aos participantes. A vereadora Bete do Postinho, que é profissional de saúde, e a secretária de Assistência Social, Letícia Reis, também compareceram.
“Alcançamos um bom índice de atendimentos, com 166 pessoas participando conosco desse projeto. Vale lembrar que os pacientes com alterações em seus exames serão alvo das equipes das Estratégias de Saúde da Família para posterior consulta e o tratamento apropriado. Quero agradecer a todos os profissionais de saúde que foram incansáveis e destinaram atenção especial aos cordeirenses”, declarou a secretária de Saúde de Cordeiro, Vânia Huguenin.