Parceria com Governo do Estado propicia curso em Cordeiro

Aprendizado foi oferecido aos profissionais de saúde
A boa relação mantida pela Administração Municipal de Cordeiro com outras esferas de governo continua se convertendo em excelentes notícias para o município, como ocorreu recentemente numa parceria entre as secretarias de Saúde de Município e Estado, que redundou na realização de um curso ministrado na Cidade Exposição.
Com a participação de representantes de diversas cidades da região circunvizinha, a Secretaria de Saúde de Cordeiro sediou, na última sexta-feira, dia 08 de fevereiro, o ‘Curso de Manejo Clínico da Chikungunya’, realizado no Auditório do Centro de Saúde, cujo aprendizado foi oferecido aos profissionais que atuam na Atenção Básica, tendo sido ministrado por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde.
Com orientações dos experientes médicos Pedro Coscareli e Débora Fontenelle, o curso teve como finalidade ampliar o número de profissionais capacitados na região, algo considerado fundamental, principalmente levando em conta o cenário de risco de epidemia observado no estado. E os resultados não poderiam ter sido melhores. Foram 48 profissionais de saúde da Região Serrana, entre os quais médicos e enfermeiros que atuam nas Estratégias de Saúde da Família de seus respectivos municípios.
O evento contou ainda com a presença de personagens ligados às áreas de Coordenação de Atenção Básica, Vigilância, Epidemiologia, Zoonoses e profissionais com serviços prestados em hospitais. O mais interessante é que todos os cursistas demonstraram ter o perfil de multiplicadores do conhecimento adquirido, o que teoricamente facilitará a disseminação das orientações aos demais agentes que atuam cotidianamente nas Unidades de Saúde das Redes Municipais.
Felizes com o resultado positivo do encontro, as profissionais da Secretaria de Saúde de Cordeiro, Sissa Freitas de Souza, coordenadora de Atenção Básica, e Lívia Montechiari Werneck, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, foram muito elogiadas pela iniciativa. “A Lívia organizou o evento, eu fiz a convocação da equipe e estamos bastante satisfeitas com o êxito obtido. É mais um aprendizado que recebemos e que será de extrema utilidade em nosso cotidiano”, acredita Sissa Freitas.
TEXTO / FOTOS – RICARDO VIEIRA