Parceria oferece Curso de Libras a professores cordeirenses

Ação segue proposta do Plano Municipal de Educação
Por iniciativa da Secretaria de Educação de Cordeiro, numa parceria exclusiva com o CEFET/RJ, em seu Polo de Nova Friburgo, será oferecido aos professores cordeirenses um Curso de Formação em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, que é um conjunto de formas gestuais cuja utilização é feita por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e com outras pessoas.
Segundo a secretária de Educação, professora Telma Macedo, essa ação tem como intuito atender uma das metas estratégicas do Plano Municipal de Educação. Para isso, a Secretaria de Educação e o CEFET/RJ já iniciaram, no dia 18 de outubro, o Curso de Libras em Nível Básico, tendo nessa fase a carga horária total de 33 horas, com a distribuição sendo feita em encontros semanais de três horas cada um.
Tendo como local de aplicação das aulas o próprio Campus Nova Friburgo, o conteúdo do curso será composto por questões relativas à história, identidades e cultura surdas, bem como aspectos lexicais e gramaticais de Libras, com ênfase nas interações comunicacionais entre profissionais da educação, educandos surdos e seus familiares.
“Nesse contexto, a construção de uma comunidade bilíngue Português/Libras, Surdos/Ouvintes significa que passaremos a garantir efetivamente uma proposta cuja visão aponta para a inclusão e equidade social em nosso município. Teremos nesse primeiro momento 15 profissionais de educação realizando essa formação em Libras”, explica a secretária de Educação Telma Macedo.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO