Menu
Menu

Passeata

Passeata ‘Faça Bonito’ reúne dezenas de pessoas em Cordeiro
Objetivo é combater o abuso e a exploração sexual infantil
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Esse mês acontece em todo território nacional ações alusivas ao ‘18 de maio’, ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. A data foi escolhida em virtude do crime bárbaro que chocou o país em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, quando a menina Araceli, de apenas oito anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta.
Nesta sexta-feira, 18, uma grande passeata ganhou as ruas de Cordeiro com crianças, jovens, educadores e lideranças públicas. A proposta da campanha intitulada ‘Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes’ é estimular, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a defender os direitos sexuais de crianças e adolescentes. Segundo Letícia Reis, secretária de Assistência Social, é preciso garantir às crianças e adolescentes segurança e proteção, para que cresçam livres de qualquer tipo de abuso.
Durante a concentração na Praça Coronel Antônio Pinto, manifestantes portavam cartazes e faixas para despertar a conscientização da população e também promoveram panfletagem no centro da cidade, com mensagens em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Em seguida, todos se dirigiram ao Parque de Exposições Raul Veiga, onde as autoridades se pronunciaram em apoio à causa.
Após a leitura do ‘Texto Base’, feita pela secretária Letícia Reis, relatando a história do ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, as vereadoras Beth do Postinho e Fabíola Bianchini discursaram em nome do Poder Legislativo. Fabíola é autora da lei que instituiu no município o ‘Maio Laranja’, criada exatamente para marcar os debates sobre o tema em questão.
Coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Robson Cordeiro foi feliz ao dizer que não havia motivos para comemorações e sim para discussões amplas e responsáveis sobre a necessidade de manter resguardados os direitos infantis. Na mesma diretriz, a vice-prefeita Maria Helena declarou que é necessário diálogo franco e muito comprometimento. “O tema é delicado e grave. Precisa ser tratado com coragem e rigor. Nossas crianças merecem respeito”, disse Helena, lembrando que polícia, Ministério Público e Disque 100 devem ser acionados.
Por fim, o prefeito Luciano Batatinha ratificou a missão do poder público, a necessidade de promover a campanha e abraçar a causa de crianças e adolescentes, especialmente das vítimas. “É preciso não ter vergonha de denunciar. Geralmente as vítimas são ameaçadas, mas o serviço é sigiloso. Caso não haja essa atitude, essa criança poderá estar condenada para o resto da vida. Faça a sua parte”, orientou.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA

Seu cadastro foi enviado