Poda de árvore minimiza risco de acidentes em Cordeiro

Defesa Civil, Obras e Meio Ambiente unidas na ação no bairro BNH
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
A união de forças entre as secretarias de Defesa Civil, Obras e Meio Ambiente de Cordeiro está propiciando uma ação no bairro BNH, nas proximidades do Cemitério Municipal, cuja finalidade, além de atender reivindicações de moradores da região, é minimizar o risco de acidentes, especialmente por conta das chuvas que fecham o verão.
Num trabalho coordenado pelo secretário de Defesa Civil, Ailton Taveira, está sendo providenciada a poda de grandes árvores nas proximidades das residências do entorno do cemitério, onde moradores convivem com a preocupação, principalmente em dias de incidência de ventos fortes, quando era frequente o temor pela queda de galhos das copas, o que poderia gerar graves acidentes.
Estudos técnicos também apontam que um percentual significativo de desligamentos de energia elétrica nas redes são causados pela vegetação próxima às linhas de distribuição. As interrupções tornam-se mais frequentes durante tempestades, quando a força dos ventos arremessa árvores, galhos e cascas sobre os condutores, podendo causar curtos-circuitos e interromper o fornecimento.
Por se tratar de uma ação que requer planejamento, conhecimento especializado e cautela, a Defesa Civil esclarece que é preciso a colaboração da população. “Quando estivermos atuando, mesmo que haja interdição da via, pedimos aos moradores que se mantenham afastados para resguardar sua própria segurança. Agradeço ao secretário de Fazenda, André Mion, que foi fundamental para conseguirmos o caminhão caçamba para retirar os entulhos”, explicou Taveira.
Vale lembrar que houve o apoio do secretário de Obras, Luciano Carvalho, e Meio Ambiente, Amarildo Lanes, que inclusive é responsável pela análise prévia ambiental dos serviços de poda na vegetação. “Atuamos juntos e estamos sempre prontos para poder auxiliar nossa população”, emendou Lanes.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO