Prefeito de Cordeiro concede entrevista à Rádio 94 FM

Luciano Batatinha fez um balanço sobre as ações em três áreas
Na segunda-feira, 5, o prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, concedeu ao lado da vice-prefeita Maria Helena uma entrevista exclusiva ao Programa Espaço Aberto, da Rádio 94 FM. O mandatário cordeirense falou sobre as inúmeras ações realizadas em quase dois anos nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, reafirmando que, apesar da crise financeira, os números confirmam a força do trabalho.
Sobre Assistência Social, Batatinha expôs o Programa de Fortalecimento de Vínculos Familiares, cujos CRAS ofertam oficinas de dança, teatro, culinária, artesanato, canto e coral, entre outras, atendendo dezenas de usuários diariamente, incluindo munícipes da Terceira Idade, que também recebem palestras educativas e participam de passeios culturais. Em 22 meses também foram distribuídos 120 kits bebê; 1.410 cestas básicas; 14 auxílios funerais; e 7 alugueis sociais. Estão no Cadastramento Único 1.948 famílias e 863 são beneficiárias do Bolsa Família.
Por ser professora, coube à vice-prefeita falar de Educação, que também é prioridade. Helena colocou que atualmente 2.181 alunos frequentam a Rede Municipal de Ensino, distribuídos em 11 Unidades Escolares. O Transporte Escolar atende 221 alunos da Zona Rural, com seis rotas diferentes. Com cardápio balanceado e elaborado por nutricionistas, mais de 2.000 refeições são servidas diariamente na merenda escolar, com as creches ofertando quatro refeições por dia. A qualidade do ensino também aumentou. Mais de 70% das escolas atingiram ou superaram a meta estabelecida pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Para concluir a entrevista, Luciano citou números expressivos alcançados pela Saúde no município. Entre janeiro de 2017 e outubro de 2018 foram oferecidos 462 Eletrocardiogramas; 278 Eletroneuromiografias; 4.190 Ultrassonografias Gerais e 406 com Doppler; 838 Tomografias; 554 Ressonâncias Magnéticas; 285 Doppler de Carótidas e Vertebrais; 55 Biópsias; 162 Densitometrias Ósseas; 2.634 Mamografias; 4.698 Exames Radiológicos; e 100 mil Exames Laboratoriais. Cerca de 1.400 pacientes recebem transporte para tratamento fora de domicílio todo mês.
“Também adquirimos oito veículos novos, que já estão atendendo à comunidade, sendo sete na Saúde e um na Assistência Social. Está em fase de conclusão licitatória a compra de duas vans, cada uma com quinze lugares, e duas ambulâncias também para a Saúde. Isso sem contar que regularizamos o repasse de verbas para a APAE. Em breve falaremos das demais secretarias para confirmar que mesmo em meio às dificuldades estamos trabalhando muito por Cordeiro”, concluiu Batatinha.