Prefeito de Cordeiro concede entrevista à Rádio 94 FM

Batatinha falou sobre ações recentes do Governo Municipal
Em entrevista exclusiva concedida ao Programa Espaço Aberto, realizada nesta quarta-feira, 13, na Rádio 94 FM, o prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, acompanhado da vice-prefeita Maria Helena e do chefe de Gabinete Fabrício Barros, falou resumidamente sobre as principais ações do Governo Municipal.
Infraestrutura nos bairros
No primeiro tema abordado, Batatinha e Helena relembraram a entrega do calçamento no bairro Pirazzo, que há 16 anos era aguardado pelos moradores. “Estivemos lá na campanha visitando as residências e retornamos agora, não para pedir voto, mas para cumprir a promessa que assumimos com a comunidade”, disse Luciano, com a vice-prefeita confirmando que duas outras localidades serão contempladas com obras de infraestrutura: Buraco Quente e Morada do Poeta. “Os serviços serão iniciados após a conclusão dos processos licitatórios, mantendo nosso compromisso com a transparência nos atos de administração”, explicou Maria Helena.
Salários atrasados de 2016
Embora permaneçam empenhados em saldar definitivamente a dívida herdada da administração anterior – que deixou de pagar aos servidores os salários de dezembro e 13º de 2016 –, Luciano e Maria Helena deram uma excelente notícia ao Funcionalismo Municipal. Nesta sexta-feira, 15, serão pagos os salários de dezembro de 2016 a mais 100 servidores da ativa que ganham até R$ 1.687,81. Aposentados e pensionistas receberão integralmente os salários de dezembro e 13º pendentes desde o fim de 2016.
Contas de 2017 são aprovadas pelo TCE
Outro motivo que levou o prefeito a elogiar seus comandados, especialmente a equipe de finanças, foi a aprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), das contas do Exercício Financeiro de 2017. O contentamento é maior, segundo Batatinha, porque ele encontrou a Prefeitura de Cordeiro em estado caótico em janeiro de 2017. A administração que o antecedeu teve inclusive as contas do Exercício 2016 reprovadas pelo TCE/RJ. “Divido essa vitória com todos integrantes do Governo Municipal. Competência, responsabilidade e comprometimento”, resumiu Luciano.
Reerguendo o Instituto de Pensão
O tom nas palavras do prefeito durante a entrevista ficou áspero ao falar sobre o Instituto de Pensão, Aposentadoria e Benefícios do Município de Cordeiro (IPAMC). Informações da direção da instituição confirmam que a atual Administração Municipal encontrou uma dívida astronômica na entidade, no valor de R$ 198.325.379,42.
Com diplomacia, os gestores atuais conseguiram o parcelamento da dívida, que será quitada em 35 anos, ou seja, R$ 5.666.439,41 por ano. “Não se pode ignorar um assunto tão sério. Quem tanto contribuiu para Cordeiro precisa ter garantida sua aposentadoria”, esbravejou o prefeito. Além do aporte mensal no valor de R$ 700 mil, a Prefeitura de Cordeiro ainda repassa mensalmente cerca de R$ 436 mil referente ao citado parcelamento, totalizando um repasse mensal de mais de R$ 1 milhão ao IPAMC.
Proximidade com a população
Luciano e Maria Helena também não pouparam elogios ao ‘Mutirão Partiu Cordeiro’, cujas edições já foram realizadas no Sumaré e Lavrinhas e no dia 23 acontecerá no Retiro Poético, mantendo uma relação de proximidade com a comunidade. Com ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, o evento ainda oferta vacinação contra Febre Amarela; Testes Rápidos; orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis; Aferição de Glicemia Capilar e Pressão Arterial; Palestra sobre Higiene Bucal; e Serviços da Sala do Empreendedor, entre outras atividades.
Carnaval 2019 promete ser animado
Para encerrar a entrevista com o astral elevado, o secretário interino de Turismo, Fabrício Barros, confirmou a programação do Carnaval 2019, cujas atrações serão concentradas na Avenida Raul Veiga, na Praça Coronel Antônio Pinto, no centro da Cidade Exposição. “Será um carnaval para as famílias, com segurança e muita animação. Teremos atrações todos os dias, das 16 horas até duas da manhã, quando estaremos encerrando a programação por orientação da Polícia Militar”, disse.
Além do retorno dos blocos à passarela do samba – este ano serão onze agremiações de embalo agitando a galera, incluindo as animadas concentrações –, haverá todos os dias a apresentação da bandinha de metais e a participação de DJs. Também estão programados nove shows noturnos e quatro matinês com banho de espuma para a garotada, uma novidade, já que antes ocorriam apenas duas matinês. “Convido cordeirenses e visitantes a se unirem e curtir essa festa popular em clima de paz e harmonia. Teremos um excelente carnaval”, concluiu Luciano Batatinha.