Prefeito reafirma compromisso com Hospital Antônio Castro

Em Audiência Pública, Luciano Batatinha confirma a retomada do contrato com a instituição de saúde após regularização de documentação
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Finalmente a população cordeirense parece ter acordado de sua letargia para uma situação que vinha trazendo incerteza e insegurança para o município. Na noite de quinta-feira, 16, centenas de pessoas compareceram à Câmara Municipal para acompanhar a Audiência Pública convocada pelo Poder Legislativo, cujo intuito era buscar soluções urgentes para evitar o fechamento do Hospital Antônio Castro (HAC).
Comandado pelo presidente Elielson Francinha, o evento teve a presença do prefeito Luciano Batatinha, da vice Maria Helena, de vereadores, autoridades civis e eclesiásticas, servidores do hospital e moradores. Discursos e debates abordaram a real situação do Hospital Antônio Castro, o único do município, que vem, ao longo dos anos, atravessando uma crise sem precedentes e acumulando dívidas astronômicas.
Por meio de Contrato de Prestação de Serviços de Urgência e Emergência, a Prefeitura de Cordeiro, através da Secretaria de Saúde, vinha repassando R$ 496 mil à instituição mensalmente. No entanto, a Administração Municipal teve de encerrar temporariamente essa contratualização com o Antônio Castro em virtude da ausência de inúmeras certidões que, por determinação legal, deveriam ser regularizadas para a manutenção do contrato, algo que não ocorreu em tempo hábil.
Durante a Audiência Pública de quinta-feira, diretores e servidores do HAC, além de autoridades municipais puderam se pronunciar sobre o tema, num debate democrático e bastante organizado, onde a população também pôde fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas. A plateia se manifestou em muitos momentos, mas tudo dentro da normalidade e seguindo às regras determinadas pelo presidente da Câmara.
Convidado a fazer uso da palavra, o prefeito Luciano Batatinha enfatizou sua luta em defesa do HAC, destacando que jamais deixou de acreditar na recuperação da instituição e que a quebra do contrato se deu única e exclusivamente em respeito à legalidade. “Quando criamos o Serviço de Pronto Atendimento de Cordeiro, foi pensando em não deixar faltar atendimento à população. Além disso, havia uma cláusula contratual admitindo que se o Hospital Antônio Castro resolvesse as pendências documentais, retomaríamos de imediato o contrato”, explicou o prefeito.
Depois de garantir durante toda Audiência Pública a retomada do contrato com o Hospital Antônio Castro tão logo a situação seja regularizada, Luciano Batatinha foi muito aplaudido pelo público presente ao assinar um Termo de Compromisso confirmando esse comprometimento com o hospital. “O Antônio Castro é um patrimônio de nosso povo, de nosso município. Jamais deixaria de lutar ao lado dos servidores e da direção para recuperarmos sua credibilidade”, discursou Batatinha.