Prefeitos da região se reúnem em Nova Friburgo

Luciano Batatinha e Maria Helena representaram Cordeiro
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Prefeitos de 11 municípios serranos se reuniram em Nova Friburgo, na segunda-feira, 24, atendendo convite do anfitrião, Renato Bravo. Durante o encontro, os líderes abordaram diversos temas, entre eles a possibilidade de criação de novas parcerias nas mais diversas áreas, mais particularmente na de turismo, que tem sido uma excelente alternativa para aumentar as arrecadações em tempos de crise.
Os prefeitos acreditam que a valorização do turismo redundaria num consequente aumento da geração de emprego, renda e receitas para as cidades. Contudo, seria mais abrangente e efetivo através da criação de um consórcio, o que significaria a criação de um calendário único oportunizando a todos a exploração de seus pontos fortes, facilitado pela viabilização de um mapa de roteiros capaz de colocar em evidência as principais atrações de cada uma das cidades.
Outro destaque do encontro foi o interesse comum em solidificar o Cis-Serra (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana), cujos debates prosseguem na tentativa de unir os gestores e tentar fazer com que todas as ideias saiam do papel e fortaleçam essa união, vista como a solução mais eficaz e definitiva para que o projeto siga em frente, obtenha o êxito desejado pelos mandatários municipais e seja uma ferramenta de apoio às questões de saúde em toda região.
Ainda na reunião, ao falar sobre a Usina de Asfalto de Nova Friburgo – cujas atividades estão temporariamente paralisadas, em virtude dos altos custos operacionais e da falta de matéria prima, mas que é dotada de capacidade para a produção de aproximadamente 80 toneladas de massa asfáltica por hora – o prefeito Renato Bravo propôs um convênio entre os municípios que possa garantir os custeios da usina e, dessa forma, também trazer benefícios às cidades envolvidas, o que ficou de ser estudado.
Presentes ao encontro, Luciano Batatinha e Maria Helena, prefeito e vice de Cordeiro, saíram com uma certeza em comum, a de que o diálogo está se consolidando entre os gestores e isso promete ser de grande valia para o crescimento regional como um todo. “Estamos avançando no pensamento de que, atuando unidos, seremos cada vez mais fortes. Isso é muito salutar para as administrações, mais ainda para as populações desses municípios”, crê o prefeito de Cordeiro.
Também marcaram presença os prefeitos Guga de Paula (Cantagalo); Beto Verbicário (Santa Maria Madalena); César Ladeira (Carmo); Antonio Gonçalves (Bom Jardim); Tavinho Rodrigues (São Sebastião do Alto); Gilberto Esteves (São José do Vale do Rio Preto); Eliésio Peres ‘Pé Liso’ (Sumidouro); Luiz Carlos Lutterbach (Duas Barras); e Mauro Soares (Cachoeiras de Macacu).
TEXTO – RICARDO VIEIRA – FOTOS – DIVULGAÇÃO