Primeiro semestre intenso para Secretaria de Agricultura

Serviços de manutenção das estradas vicinais serão reiniciados
Embora também tenha enfrentado uma série de dificuldades inerentes à crise financeira que ainda assombra o país, assim como tem acontecido na maioria dos municípios fluminenses, cujos serviços públicos em determinados momentos acabam sofrendo uma interrupção em decorrência da manutenção de máquinas e equipamentos, a Secretaria de Agricultura de Cordeiro teve um primeiro semestre bastante intenso.
No entanto, segundo o próprio secretário Márcio Sauerbronn, todos os esforços dos servidores foram mantidos para garantir a periodicidade dos serviços de conservação das estradas vicinais, responsáveis pelo escoamento da produção rural e para manter o elo entre o homem do campo e a zona urbana do município.
Reconhecendo que a atuação precisa ser contínua, especialmente porque as estradas rurais requerem atenção semanal, principalmente pelo intenso tráfego de caminhões e máquinas, que com o passar do tempo acaba avariando o piso das vias, sem contar as chuvas que ocasionalmente contribuem com as avarias, Sauerbronn confirma que foram muitas as frentes de trabalho entre janeiro e julho desse ano.
Os relatórios mensais mantidos por uma servidora confirmam que receberam serviços inúmeras localidades, com a execução de ações como nivelamento e ensaibramento de estradas em locais como Chinelo Perdido, Pena, Rio Grande e Instância São José, no bairro Lavrinhas. Além disso, seguindo um cadastro de solicitações dos produtores, também houve atendimentos para a realização de limpeza de açudes, como foi o caso do Galho de Palmito.
“Percalços naturais numa secretaria complexa como a nossa nos fizeram frear temporariamente algumas ações, como a necessidade de fazer a manutenção periódica de tratores e máquinas, incluindo cuidados mecânicos e a troca de pneus. Isso se deve ao fato de obedecermos aos trâmites legais, como os processos licitatórios, que têm sido observados com rigor e lisura na administração de Luciano Batatinha. A situação está praticamente sanada e iremos normalizar os serviços”, garante Márcio Sauerbronn.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO