Priorizando os direitos sociais do cidadão

Assistência Social de Cordeiro atualiza Cadastro Único
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Manter em dia seus compromissos com o bem estar social dos cidadãos cordeirenses. Segundo Letícia Reis, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro, essa tem sido a principal missão do setor. Para isso, sua equipe de trabalho vem desenvolvendo ações visando garantir igualdade de direitos a todos os munícipes em estado de vulnerabilidade social.
Seguindo essa linha, durante todo o mês de junho a Assistência Social de Cordeiro optou pela realização de mutirões capazes de agilizar as etapas de atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, mobilizando os profissionais que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social dos bairros Lavrinhas, Manancial e Rodolfo Gonçalves.
Essa ação foi motivada principalmente por haver um número bastante expressivo de famílias com seus cadastros desatualizados, o que poderia implicar em prejuízos futuros, até mesmo no cancelamento de alguns benefícios. “Foi muito oportuna essa nossa movimentação, pois assim mobilizamos as famílias, refizemos as informações para que pudéssemos evitar o bloqueio de programas sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Quero parabenizar nossos profissionais pela dedicação e pela forma humana com as quais encararam esse compromisso”, comentou Letícia Reis.
Estatísticas da própria Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro dão conta de que 2.070 famílias estão inseridas no CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas Sociais, sistema que contém informações sobre as famílias brasileiras agrupadas num só lugar. Através do CadÚnico, essas famílias têm a possibilidade de ingressar em programas sociais do Governo Federal. O município também tem 713 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Dando sequência ao planejamento, na próxima semana acontecerá outro mutirão de ‘Visita Domiciliar de Atualização’ em bairros da cidade, o que em breve também será estendido para a Zona Rural. “Finalizamos essa etapa com um saldo muito positivo, conseguindo atingir nossa meta de 50% das atualizações dos cadastros. Caso alguma família não tenha conseguido realizar sua atualização, é importante procurar seu CRAS de referência e repassar as informações necessárias”, orienta a secretária Letícia.
Atenção para os dias e horários de atendimento nas unidades do CRAS dos bairros de Cordeiro: CRAS/Lavrinhas – Segundas e Quartas, de 11h às 16h; CRAS/Rodolfo Gonçalves – Terças e Quintas, de 11h às 16h; CRAS/Manancial – Sextas, das 11h às 16h.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTO – DIVULGAÇÃO