Projetos ambientais empolgam estudantes cordeirenses

CENEC conhece ações e programas da Secretaria de Meio Ambiente
É praticamente unanimidade que a educação ambiental é uma matéria cada vez mais necessária no seio escolar. Muitos educandários desenvolvem atividades sobre o tema em todo país, sendo que na maioria dos estados ela já foi adotada como parte integrante da grade curricular, mobilizando estudantes de forma permanente, interdisciplinar e coletiva, até mesmo através do envolvimento com a comunidade.
No que depender do trabalho de propagação da educação ambiental feito pelos profissionais que atuam na Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro, o sucesso da matéria no cotidiano escolar está garantido. Esse é o sentimento de toda equipe comandada pelo titular da pasta, Amarildo Lanes. Eles idealizam os projetam, colocam em prática e o apresentam à comunidade, em particular às escolas do município.
Essa prática tem feito parte do trabalho dos ambientalistas, que a partir da criação do CEPAC (Centro de Educação e Proteção Ambiental de Cordeiro), estreitaram os laços de relacionamento entre poder público e escolas, algo que se confirma pelo recente convite da direção do CENEC (Colégio Cenecista Santa Mônica) aos componentes da Secretaria de Meio Ambiente, que prontamente atenderam ao pedido.
Numa visita agradável, descontraída e carregada de informações, foram repassados a alunos, diretores e professores detalhes sobre cada projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente desde o início da gestão do prefeito Luciano Batatinha, com destaque para a Coleta de Óleo Vegetal, que chamou a atenção da direção, que aprovou a ideia e irá desenvolvê-la com os estudantes.
Imbuído num trabalho de educação integral cuja meta é manter a proximidade entre escola, alunos e famílias, o CENEC aprovou a criação do CEPAC, tendo sido, inclusive, a primeira escola a visitar o espaço educativo ambiental, quando alunos do 9º Ano conheceram o projeto. “A direção já confirmou que pretende retornar com outras turmas, o que mostra que estamos no caminho certo”, reconhece Amarildo Lanes.
Encantadas com o carinho e receptividade do Colégio Santa Mônica – que em agradecimento as homenageou e as presenteou com o livro ‘75 Anos de História do Colégio Cenecista’ – Jacqueline Seabra, coordenadora do Centro de Educação Ambiental, e Carolina Esteves, técnica Ambiental, disseram que a Secretaria de Meio Ambiente alcançou a meta. “Vemos que as ações ambientais estão sendo recebidas com empolgação. Isso avaliza nosso trabalho e nos faz prosseguir”, diz Jacqueline.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO